sábado, 5 de fevereiro de 2011

Hipocrisia

Segundo o dicionário, hipocrisia é a “afetação de uma virtude, dum sentimento louvável que não se tem”. A palavra é forte e é fácil imaginar que só cabe usá-la em gdes falsidades devocionais. Mas numa observação atenta das nossas atitudes perceberemos muitas pequenas hipocrisias no nosso cotidiano.

Sim, a cada dia forçamos uma aparência de sentimentos sublimes que julgamos louváveis. É comum, por exemplo, cobrirmos de gentilezas uma pessoa que venha nos procurar num momento em que preferíamos estar sozinhos. Vivemos também, aceitando tarefas de pessoas que nos pedem favores, quando por dentro todo nosso ser grita “NÃO!”.

Isso não é hipocrisia?

Fazemos muitas coisas pelos outros contra nossa vontade. Apenas porque julgamos que atender favores é louvável. Queremos parecer “bonzinhos” e, para isso, temos mesmo de nos esforçar pois não o somos. De que vale alguém gostar da gente pelo que não somos?

Somos seres humanos cheios de falhas. E, ao invés de analisarmos essas falhas e evoluirmos, fingimos ser o que gostaríamos, o que imaginamos que os outros vão aprovar, enchemos nossa vida de hipocrisia.

Muitas vezes até dizemos amar uma pessoa quando o que queremos apenas é usufruir do prazer pelo contato do seu corpo. Sim, é duro admitir uma paixão desenfreada ou o desequilíbrio sexual. Fica mais bonito e louvável dizer que estamos sofrendo “de amor”, como se amar pudesse doer...

Também escolhemos o emprego com hipocrisia. Buscamos o que parecer melhor para nossa família e amigos, aquilo que pareça a maior realização ao invés daquilo que nos realiza. Fingimos planos felizes quando nem sabemos o que queremos. E não sabemos porque fingimos o tempo todo ser o que não somos. São tantas pequenas hipocrisias que a verdade em nós fica difícil de se ver.

É tempo de observar as próprias razões e escolher melhor as atitudes. Ser mais verdadeiro, dizer o que se pensa e fazer o que se quer. Quantas vezes deixamos de dizer o que pensamos, com medo de magoar alguém? Hipocrisia!! Ninguém precisa de falsas gentilezas.

E depois da hipocrisia ainda achamos que é ingratidão quando as pessoas não agradecem nem valorizam o que dissemos ou fizemos... Em nosso interior estão as sementes das virtudes de que somos capazes, virtudes maiores do que as que desejamos aparentar. Para despertá-las só é preciso se conscientizar do que é hipocrisia em nossa vida. A consciência das nossas falhas é o início da correção para uma vida mais alegre com atitudes que nos causam satisfação.



Definições de Hipocrisia

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego...

Hipocrisia - É falsa devoção - É é triste alegria - Fingimento de emoção - Isso é mera hipocrisia - Afetação de uma virtude - É desvio de sentimento... - É burrice



Da hipocrisia à burrice

A capacidade fundamental da inteligência humana, da qual dependem todas as outras, é o dom de discernir o essencial do acidental, o importante do irrelevante.

Esse discernimento consiste num feliz ajuste entre o foco da atenção e a estrutura do objeto considerado, seja ele uma coisa ou ente, um problema, uma afirmação ou um estado de coisas. O homem inteligente vai direto ao nexo central que o objeto, por si mesmo, oferece à sua visão, enqto o sonso ou negligente fica saltando em vão de um ângulo a outro, ou, o que é pior, se apega ferozmente a certas perspectivas costumeiras, deformando o objeto para que se amolde a seus hábitos mentais e crendo apreender uma essência qdo não capta senão uma ilusão autoprojetiva.

Não é coincidência que o pináculo da estupidez geral seja alcançado ao mesmo tempo que o cume da hipocrisia e do fingimento. Toda a conversação política nacional tornou-se pura dissimulação. Ninguém declara o que vê, todo mundo se empenha com devoção em atenuar, aparar e remoldar a descrição na esperança de, assim, modificar as coisas. Temem que os males, se nomeados, adquiram força, e esperam exorcisá-los à custa de eufemismos, omissões, floreios e lisonjas.



Créditos: SabedoriadosmestesZantina
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=22310526

Nenhum comentário:

Postar um comentário