terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como saber se alguém tem inveja de você?

"A inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor." [Wikipedia]

A IN-VE-JA - é o que eu chamo de #JAVEIN. Ela faz aquela sua "amiga" ou "amigo" perderem o sono, os cabelos, ganharem ou perderem peso, se endividarem, bufarem de raiva de você, até perderem a cabeça e a noção das coisas.

De vez em sempre surge uma pessoa pra nos atormentar diariamente não é verdade? Parece que algumas coisas dão errado. Então surgiu a idéia: vou dar algumas dicas pra você sempre perceber quando aquela pessoinha escorre o veneno ao te ver sempre bem, feliz da vida, principalmente quando tu está na melhor tomando seus bons drink.

As 10 características de alguém invejoso:

1º) Falação. Seu “amigo(a)” invejoso(a) fala mal de você pelas costas, ou até mesmo na cara. Sabe aquela frase: “Quem desdenha quer comprar"? A pessoa fala mal, mal, mal, mas no fundo você sabe que ela queria ser você. E se ela não queria ser você, ela te odeia por fazer mais sucesso que ela ou por ter características que ela não possui. Faz de tudo para nas rodinhas, falar mal de você.

2º) Copia sua forma de vestir. Começa a vestir as mesmas roupas que você. Então a pessoa descobre as lojas que você compra ou ainda, vai nas lojas que vendem (pseudo)roupas parecidas e compra tudo lá, pra tentar ser você.

3º) Copia seus lugares. Ele ou ela começa a querer ir nos mesmos lugares que você e faz de tudo para estar lá, mesmo não podendo por causa de dinheiro, contatos, amigos.

4º) Rouba. Fica tentando roubar os seus amigos(as). Perimte aproximar-se e a “colocar coisas na cabeça deles” pra levar pro próprio lado e te “deixar na pior”. A estratégia da pessoa é querer te enfraquecer.

5º) Desestimulação. Um belo sinal de inveja! Pra pessoa invejosa nada do que você faz dará certo, fica te impedindo de realizar os seus projetos e ela diz: “o que você faz não vai dar certo” ou ainda “você fica se preocupando demais com a imagem pessoal” ou pior: “pelo menos eu não fico fazendo isso que você faz”. Quando voce esta feliz e compartilha com ela, voce sente que ela nao demonstra alegria. Sai daí #javein.

6º) Vira sua Agenda. A pessoa começa a ficar preocupada com os lugares e horários de onde você estará. A vontade dela é te perseguir. Uma verdadeira Stalker, não sai do seu pé.

7º) Traição. Parece que o invejoso quer ficar com as mesmas pessoas que o invejado ficou, um desejo natural de tirá-las perto de você, fazendo-as traí-lo.

8º) Dedo duro. Quando você erra, não faz algo, não vai a algum lugar ou esquece alguma coisa: lá está a pessoa invejosa pra apontar o seu erro. E pior: ela quer que todo mundo saiba que você errou.

9º) Deturpação. Tem vontade de te deturpar. Tudo o que você fala, a pessoa aumenta um pouquinho a história pra piorar a situação. Quando pior: ela amplia seus defeitos ou inventa boatos sobre você.

10º) Perguntinhas. Começa a querer saber tudo de sua vida e como você conseguiu aquele negócio que ela não conseguiu. Pra ela é: “como pode, ele conquistou aquilo e eu não?!” A pessoa vai querer saber o que você tem, o que comprou o quanto custou e onde comprou.

Posso te garantir: Se a pessoa tem ao menos 2 dessas características (ou ao menos uma!) ela já está te invejando #melamor! Cuidado! Isso na verdade ocorre porque as pessoas não admitem que existam pessoas melhores que elas em algumas coisas. Então elas vão lá e copiam. Vai entender né? O bom pra algumas é que isso pode fazê-las se superarem. Então mais cuidado pra não tomarem o seu lugar.

Para os meus e minhas #Javeins eu sempre falo: Falar de mim é fácil. Difícil é ser eu.

Não se importe com os invejosos. Eles sempre estão aí para impedir que você faça suas coisas. Faça o que você tem que fazer e pronto.

E Olho grego neles!


Por: Eduardo Spezia

http://eduardospezia.blogspot.com/2011/05/fatos-do-cotidiano-como-saber-se-alguem.html
Imagens google.com



22 comentários:

  1. nossa aqui do lado da minha casa tem uma menina esse tempo atrais comprei uma calça liinda pois ela foi la e compro uma iguazinha a minha com a cor e tudo meu sogro me deu uma casa mais grande pra mim e meu marido e minha filha morar ela ja ta falando pq ele deu a maior pra ela e tudo mais sera que isso e inveja ?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma vizinha assim,ela não aceita que outras pessoas aqui da vizinhança consigam as coisas principalmente quando se trata de bens materiais.Quando eu compro algo ela vem aqui na minha casa querer saber como eu comprei,quanto paguei é horrível.

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha cunhada faz a mesma coisa,desfaz de tudo que e meu,e acaba comprando tambem,ate o esmalte que eu uso posso apostar que no outro dia ela vai usar tambem. Adora fazer propaganda dela e das coisas que ela tem,quando digo que consegui alguma coisa vejo a tristeza no rosto dela na ora,ela nao consegue nem desfarsa.

    ResponderExcluir
  4. Incrível como a mente humana é! Minha colega de serviço fica me enchendo o saco, fica perguntando onde eu compro as minhas roupas, se eu faço um penteado ela quer que eu faça igual nela e olha que ela já tem uma certa idade a mais que eu!
    Eu e meu namorado estamos pra comprar uma aliança, pois já namoramos há um ano, fui contar pra ela e ela veio com um papinho que quer comprar aliança pra ela e pro namorado dela! Que começaram a namorar a duas semanas.
    Obrigada pelas dicas, só me fez confirmar uma coisa que eu já sentia! (Infelizmente)

    ResponderExcluir
  5. Interessante o texto do Eduardo e essas caracteristicas expostas por ele. Eu, como cristã, abomino esse sentimento tão baixo e mesquinho, considero mente fraca quem sente inveja do próximo. Pois se Deus deu inteligência e capacidade para todos, basta cada um se esforçar para ser satisfeito materialmente, de acordo com sua capacidade. Mas essa questão de ter despeito pelas suas qualidades realmente é triste, a pessoa tentanto te copiar em tudo que vc é. Eu passei por isso com um que foi meu instrutor de informatica na época e que cheguei a gostar durante algum tempo atras. Uma pessoa muito diferente de mim em principios e valores, que sempre tentava me copíar, saber o que eu pensava de certas coisas dele, e sempre se aproximava com algum interesse. Eu, muito simples, não percebi que se tratava de um psicopata. Ele tem todas as caracteristicas, a inveja é só uma delas. Lembram do Guilherme de Padua, aquele assassino confesso da atriz Daniela Perez? Pois é, qual a motivação daquele crime?! Para mim, falta de amor ao próximo,a vida e principalmente a inveja. Esse cara tem o mesmo comportamento: frio, calculista, o prazer dele está em te ferir, é uma questão de ego. O psicopata não tem sentimentos, não sente dor nem tem consciência, nem culpa. Esse rapaz só se aproximava para saber minha opinião, tudo que eu falava ele repetia, fazia exatamente as coisas que eu fazia..e eu achava que isso era "afinidade", quando era uma tremenda inveja. Sem contar as grosserias e humilhações, com o intuito de me machucar e eu, sou muito educada e meiga, não me toquei no momento de quem se tratava. Graças a Deus, nunca sequer namorei com o individuo, não tive nada com ele, e quando percebi a real personalidade deletei imediatamente qualquer tipo de contato na internet e tudo relacionado a ao sujeito.Tomara que me esqueça completamente e nem lembre que eu exista, porque estou correndo de energia negativa, apesar de eu achar que quem tem fé em Deus não pega esse tipo de coisa!rs Se algum dia ele tiver a audacia de me abordar ou me perseguir, pretendo tomar as providencias legais.Dia desse estava conversando com meus pais sobre isso: tudo bem que o texto do Eduardo foi feito de forma leve e descontraida, mas lidar com pessoas com esse tipo de sentimento é algo muito delicado. Pq o invejoso no fundo não te acrescenta nada e na maioria das vezes ele só te desgasta emocionalmente..Por isso, fiquemos muito atentos a quem nos rodeia!:)

    Párabens pelo texto!
    Grata.

    Larissa Almeida

    ResponderExcluir
  6. Nossa apos è verdade tem um amigo meu tem inveja de min
    m so porque eu comprei uma rtv de 55 polegadas e ele comessou a dizer coisas que não gostou ai eu perssebi que isso era inveja ainda bem que eu encontrei esse site

    ResponderExcluir
  7. Nossa apos è verdade tem um amigo meu tem inveja de min
    m so porque eu comprei uma rtv de 55 polegadas e ele comessou a dizer coisas que não gostou ai eu perssebi que isso era inveja ainda bem que eu encontrei esse site

    ResponderExcluir
  8. pois é eu tenho uma prima minha que tudo que eu compro ela compra igualzinho isso quando não fala mal das minhas coisas e vai la e compra nossa fico morrendo de odio dela por ela ser tão invejosa...

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA PELAS DICAS EU TO APAVORADA COM ESSES TIPOS D EPESSOAS MEU DEUSS ,NA VERDADE SÃO PARASITAS ,TUDO QUE TU ESCREVEU É A MAIS PURA VERDADE TODAS AS CARACATERISTICAS QUE VC FALOU SÃO IGUAIS SO MUDA O ENDEREÇO DESSAS PRAGAS ELAS T EINFERNIZO EU TENHO UMA VIZINHA QUE COMEÇOU AME PERSEGUIR ,FALA MAL D EMIM PELAS COSTAS NÃOA CITA QUE EU EM DOU COM NENHUMA VIZINHA DISSE QUE FAZ 25 ANOS QUE ELA MOR AAQUI E EU SO 5 ANOS E POR ISSO NÃO POSSO TER AMIZADE SCOM AS VIZINHAS PORQUE ELA FICA COM RAIVA DEBATER AS PORTAS ,E DEPOIS QUE FALO COM OUTRAS VIZINHAS ELA VAI LA E FALA MAL D EMIM ,PARA ELAS ME ODIAREM ,MA SFICA ME BAJULANDO ,EU PEGUEI REPULSA DELA NÃO POSSO NEM OLHAR ,ELA ME OLHA D ECIMA A BAIXO COM NOJO POR CAUSA DAS MINAHS ROUPAS ,ME OFENDE DDISSE VC NEM FACULDADE TEM POR ANDA BEM ARRUMADA EU FIQUEI APAVORADA E SO SPORQUE TENHO EDUCAÇAO E JAMAIS IRIA OFENDER ALGUEM PORSE ARRUAMR R IGUAL A MIM , BEM ATE ADIMIRO QUEM TEM BOM GOSTO,MA SCOPIA TUDO QUE FAÇO E FALO COMEÇOU A FALAR .SE APROXIMA SO PARA CONTAR VANTAGEM ,MAS QUANDO ELA T ACOM PROBELAMS ELA SE ESCONDE PAR ANÃO FAICAR POR BAIXO ,OFILHO DELA TA DESEMPREGADO ELA EMNTI QUE ELE TRABALHA NOS NAVIOS DA PETROBRAS E MUITO MENTIROSA E FALSA SO SE APROXIMA SO PARA ESPECULAR MINHA VIDA ..TOCOM ODIO DELA NÃO POSSO NEM VER AINDA ABEM QUE NEM FALO MAIS GRAÇA Á DEUSS ....COMEÇEI A IGONRAR ELA COMEÇOU A ME PROVOCAR ,MAS AGUENTEI A SPROVOCAÇOE,E OFENSAS NO PEITO ,PORUQE TA VONTADE DE MATAR UMA PRAGA DESSAS DE TANTA RAIVA ,MAS DEUS ME PROTEJA..OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS FOI MUITO VERDADEIRO ....A GORA ASSIM AGENTE APRENDE A SEPARAR O JOIO DO TRIGO ..ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  10. Uma menina que se diz ser minha amiga já fez tudo isso que esta ai em cima /:
    Inveja é a pior coisa q existe u.u o pior é perceber que uma amiga que ao invés de te ajudar te coloca pra baixo!!

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu acho isso tão lamentável, de uma mediocridade que só. Comecei num novo emprego faz quatro meses. Trabalho num escritório por indicação da mulher do meu chefe. Na sala só trabalha um elemento e eu. Quando eu entrei ele começou a fazer um interrogatório da minha vida. No início achei que ele estava sendo simpático, sendo receptivo, mas depois eu fui perceber que ele estava apurando as coisas na maldade. Quando ele soube que eu era amiga da esposa do chefe, mudou totalmente. Está tentando me prejudicar, diz que trabalha há muitos anos, que a atividade que ele exerce é chata, mas nunca sai, né. Essa suspeita de que ele me invejava se concretizou quando recebi um chamado da coordenação, perguntando se ele estava me ensinando direito. Me pediram pra tomar cuidado com ele. Me disseram que não sabiam o por que dele fazer aquilo, não me ensinar as coisas, e que suspeitavam de que ele tem medo de tomarem o lugar dele. Acho isso tão nojento, tão absurdo que fiquei com muita raiva. Teve um dia que não aguentei olhar pra cara dele. Gente, só quem passa por isso entende. É horrível! Que pessoas como essas encontrem uma luz, porque querer apagar a dos outros é a pior coisa do mundo.

    ResponderExcluir
  12. Affff` eu nn sabia q eu tinha tanta gente invejosa perto de mim

    ResponderExcluir
  13. A inveja é terrível, faz a pessoa ver o que nem existe, de um óculos novo aquilo já passa para um castelo e a pessoa se corrói tanto que dá para ver imediatamente no rosto o despeito e a mediocridade, é nojento. Em casos assim é melhor perguntar na hora se a pessoa está doente, porque dá para ver no rosto que algo vai mal, que algo se contorceu ou a pessoa está sentindo dor. A pessoa leva um choque na hora, tentem essa, pelo menos dá para se divertir um pouco com esses escrotos.
    O pior é ter uma pessoa acima de você com inveja tentando te prejudicar e roubar o que você faz, passando-se por muito inteligente e descolado. Ou alguém torcendo para você se dar mal como mulher ou homem, pegar gravidez na adolescência ou levar um baita chifre só para ter o gosto de falar mal. Torcer para o seu desemprego. Muito pior é ter um parente próximo com inveja de tudo e já numa psicopatia, que a própria família evita falar o que um ou outro conseguiu. O pior é ter que viver pondo tudo debaixo do tapete. Nem poder abrir o bico porque você precisa conviver com a escrotice até o fim do mundo. E acontece com quem está acima também, subordinados vendendo o que o chefe faz para concorrência e falando mal para todos os lados. É o mal da Humanidade, a inveja provoca guerras, afasta pessoas umas das outras, destrói empresas, causa atritos, finaliza carreiras e fomenta muitas patologias por aí. Estamos perdendo $ com essa porcaria. Devíamos ser ensinados desde cedo a conviver melhor com este sentimento dos medíocres, somos humanos e continuamos agindo como vermes, vivendo na Idade da Pedra.

    ResponderExcluir
  14. Tem uma garota que mora perto da minha casa estuda no mesmo colégio que eu sou nova no colégio ela quer colocar meus amígos contra mim ela sabia que eu gostava de um garoto e hoje ela namora ele eu me afastei dela quando percebi q ela nunca ia ser minha amíga

    ResponderExcluir
  15. puts, estou sendo vitima de invejosos no meio onde convivo.. Identifiquei por 4 dessas caracteristicas, queria saber como eu consigo o olho "grego" .. Ze povinho eh f**.. :p

    ResponderExcluir
  16. Agora sim saberei da verdade!!

    ResponderExcluir
  17. incrível como existem pessoas pobres de espirito a inveja é um dos piores sentimentos quem inveja é fraco por natureza é um infeliz incapaz de valorizar a si mesmo e ainda tenta derrubar os outros chega a me da nojo desses insetos imundos.

    ResponderExcluir
  18. to na roça pelos sintomas que euvi ai tem um menino com inveja de mim que eu eu posso fazer

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma amiga que tudo que eu façi ela copia ela est fazende a cabeca dos meu amigos para nao falaren com migo mais eu ja avisei o fulano que que eu fique sem amigo...

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma amiga que tudo que eu façi ela copia ela est fazende a cabeca dos meu amigos para nao falaren com migo mais eu ja avisei o fulano que que eu fique sem amigo...

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma cunhada invejosa! vish, tudo que eu tenho ou compro ela quer igual ou melhor! Se eu tenho um vestido, ela copia o modelo, se eu tenho um cachorro e trata de ter um também, eu ganhei um tablet e ela comprou um também, se eu uso um grill ela compra também, se eu vou fazer o telhado da minha casa embutido, ela para a obra da casa dela e faz do mesmo jeito, a irmã dela tem e vende tupperwar ela quer também, eu ganhei um lindo faqueiro de inox de presente de casamento, pois ela foi e comprou um maior que o meu, eu e meu esposo combinamos de quando tivermos filhos criarmos um sobrenome só nosso para coloca nos nomes deles, pois ela teve filho primeiro que eu e colocou um sobrenome diferente no filho dela! Parece perseguição! não acredito que isso tudo seja coincidência. está repreendido todo e qualquer espírito de inveja sobre as nossas vidas!

    ResponderExcluir
  22. Achem falam que eu sou boba e besta porque eu gosto de ajudar os outros e também não gosto de me sentir superior a ninguém isso inveja ou é eu que tenho problema?

    ResponderExcluir