terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comando Mental

O bem-viver está incipalmente dentro de nós, em nossos estados de espírito. Podemos comprová-lo observando como pessoas que possuem todo o necessário para sentirem-se bem e estarem felizes, demonstram mau humor, depressão, desgosto e insatisfação.

Por outro lado, inúmeras pessoas enfrentam grandes dificuldades, dores e sofrimentos, mas percebe-se nelas um estado interior de relativa tranqüilidade, entusiasmo e até contentamento.


O destino é um veículo cujo rumo podemos mudar... até certo ponto. Por que não guiá-lo para “estar de bem com a vida”?

Que tal imprimir continuamente a esperança, o contentamento, o "estar de bem com a vida" em seu estado de espírito?

Difícil?

É só uma questão de treino e vontade. Quer testar?

Imagine que você é candidato a participar de um filme que lhe dará uma magnífica retribuição financeira, e está fazendo um teste para definir suas qualidades artísticas.

Mesmo que você não tenha qualquer simpatia por essa arte, “faz de conta” que isto é muito importante para a sua vida.

Digamos então que a telinha do seu micro é uma câmera. Pois bem, olhando para ela, faça uma expressão de TRISTEZA.




Agora faça uma expressão de MEDO.


Em seguida, uma expressão de ALEGRIA.

Então, se você "entrou" nesta brincadeira, como se saiu? O que fez para apresentar as expressões solicitadas?

Certamente procurou SENTIR os sentimentos indicados, como se fossem reais, não é mesmo?

Observe que isto aconteceu por obra da sua VONTADE. Durante alguns instantes você COMANDOU seus estados de espírito.

Ocorre que todos podemos comandar sempre nossos estados de espírito, a depender da vontade, determinação e empenho que colocarmos nesse mister.

É só uma questão de vontade e esforço, da mesma forma como alguém consegue através de exercícios sistemáticos modelaro corpo, tornando-o forte, musculoso, ou flexível.

Então, vai refletir sobre isto? Vai tentar mudar seus estados de espírito sempre que os perceber negativos?

Nossa mente é o “infinito desconhecido” e, para começarmos a entreabrir uma fresta para essa vastidão, o primeiro passo é a observação. Todo conhecimento teve sua gênese na observação, passando-se para o questionamento, a experimentação, a análise, o cálculo, o raciocínio, as hipóteses…

Desde que existem maçãs as pessoas as viam cair e isto jamais preocupou a qualquer delas. Mas dizem que foi ao ver uma maçã cair, que Isaac Newton começou a se ocupar com esse fato, passando por todas aquelas fases do questionamento, da análise, do cálculo, do raciocínio da experimentação... descobrindo a lei da gravidade.

Quando começamos a tomar consciência da nossa mente, dos seus poderes latentes, percebemos que também somos capazes de comandar algo de suas atribuições, de forma a criar e manter os estados de espírito que desejamos, apesar das circunstâncias e dos circunstantes.


Exercício:

Sempre que lembrar, observe o que estava pensando naquele exato momento. Em seguida procure lembrar o que estava pensando imediatamente antes e antes, num caminho de volta pela sua linha de pensamentos, a fim de encontrar a causa que motivou seu pensamento atual.

Pode parecer-lhe um exercício bobo, mas é começando a nos ocupar com nossos pensamentos que vamos conhecendo melhor essa função da nossa mente, visando maior acesso futuro ao comando mental.


Para reflexão:


O bem-viver pode ser comparado a um caminho que percorremos, e que em muitos momentos esbarra em obstáculos naturais e também naqueles que são criados por nós próprios.

O bom senso nos indica três ações:

1 – Capacitar-nos a vencer os obstáculos, contorná-los ou conviver melhor com eles, quando forem realmente insuperáveis.

2 – Capacitar-nos a não criar nossos próprios obstáculos.

3 – Capacitar-nos a aplainar nossos caminhos atuais e futuros.


Viva intensamente o que já pôde realizar.Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde. Ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcias, mas não caia na descrença. A virtude existirá sempre.


Créditos: www.bemviver.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário