sábado, 19 de fevereiro de 2011

Feng Shui – Aprenda a harmonizar sua casa

Aprenda a harmonizar sua casa através de simples mudanças de acordo com o Feng Shui.

O Feng Shui é uma filosofia da arte chinesa milenar para harmonização e energia do ambiente. Acredita-se que de acordo com algumas recomendações, esta arte pode dar equilíbrio energético para qualquer espaço da casa através de simples mudanças.

Para aprender a harmonizar sua casa, é preciso seguir as regras do Feng Shui corretamente. As cores, formas arredondadas, disposições dos móveis, elementos naturais como pedras, plantas, cristais e peças de decoração como espelhos, são os principais recursos do Feng Shui.

Em qualquer lugar da casa, a limpeza, organização e o conserto de tudo que estiver quebrado é fundamental, pois a desorganização física influi na desordem mental e emocional.

Para trazer energias positivas para o ambiente, os quadros para a decoração da casa devem ser escolhidos com imagens de alegria e prosperidade. A posição do espelho deve ser escolhida com bastante atenção, ele deve refletir para dentro da casa somente imagens como flores, jardins, animais ou imagens que passem boas vibrações.


Quarto

No quarto, o espelho não deve refletir a pessoa dormindo para não causar tensões emocionais. A cama deve estar sempre na posição diagonal e nunca alinhada à porta do quarto. Para não favorecer a perda de energia, evite que a cama seja embutida no guarda-roupa e que fique posicionada embaixo da janela. Opte por roupas de cama de cores suaves, móveis de tons claros e objetos em números pares para favorecer o relacionamento.

Em suítes, a porta do banheiro tem que estar sempre fechada, pois esse ambiente retira a energia de toda a casa. O mesmo vale para o banheiro em frente ao quarto.

Armários, estantes e prateleiras não podem ficar acima da cama, sobre a cabeça de quem dorme nela, pois provocam uma pressão energética, o que pode causar dores e tensão.

Cama que fica de frente para a porta recebe muita energia e a pessoa pode dormir mal. A solução é trocá-la de lugar ou, embora menos eficaz, pendurar um cristal de esfera facetada entre a cama e porta, pois “desacelera”, a energia.

Os aparelhos eletrônicos, em excesso, só atrapalham o sono e se todos estiverem ligados ao mesmo tempo.

Os espelhos movimentam toda a energia do quarto, o que provoca agitação. Por isso não devem refletir a cama na hora de dormir. Uma dica é cobri-los todas as noites.

Quarto cheio de bagunça tende a estagnar a energia.


SALA

Para ter uma sala mais aconchegante, o sofá e os espelhos devem ser colocados em frente à porta de entrada. As cores das paredes devem ser em tons pastel e o espaço deve possuir muita luz natural. Se quiser decorar a sala com plantas, escolha sempre as naturais, pois trazem mais alegria para o ambiente e devem ser colocadas próximas a locais que emitem radiação como a televisão, rádio e computador.

Os objetos de decoração como velas, cristais, quadros, porta retratos devem possuir cores vivas, pois servem para conduzir energia em outras divisões. Possuir aquário ou uma fonte de água no espaço simboliza dinheiro e riqueza. A água estimula a energia vital e atrai a abundância material.


Banheiro

O banheiro deve possuir boa iluminação, ventilação e um espelho grande. A porta não deve abrir diretamente para a sala e deve ser sempre fechada. O mesmo deve ser feito com a tampa do vaso e os ralos.

Decore com flores de cores vivas para dar equilíbrio no ambiente. Para descarregar as energias e acabar com os desequilíbrios, coloque um pires de sal grosso atrás da porta do banheiro. Para reduzir o stress mental, utilize desinfetantes ou essências a base de pinho.


Cozinha

Para não haver conflitos entre os membros da família, os elementos fogo e água devem ficar distantes. Na cozinha é preciso que a geladeira, forno e torneira formem um triângulo com distância de menos de um metro e meio de lado. Para formar uma barreira nos elementos, coloque plantas entre eles ou até mesmo um tapete de cor verde.

O fogão deve ficar sempre longe da janela para evitar que as perspectivas de riqueza e felicidade escapem. Para criar um reflexo, coloque uma faixa reflexiva ou um espelho sobre a janela.

Cores como o verde, estimulam o lado criativo, já o amarelo atrai prosperidade e riqueza. Estas cores podem estar presentes tanto nos alimentos como frutas e verduras, como enfeites. As ervas purificam o ambiente, tenha uma horta na cozinha com hortelã, salsa e alecrim.


Escada

Segundo o Feng Shui, as escadas não devem ser localizadas de frente com a entrada principal da casa. Por possuir o acúmulo de energia Yin, é aconselhável que embaixo das escadas seja feito um jardim com pedras naturais de cores claras, que são ricas em energia Yang.


Jardim

Harmonia no jardim. Os jardins representam a conexão direta com a natureza, são revitalizantes, paradisíacos e ativam a energia vital (chi). Criar um belo jardim é uma arte.

Os jardins devem conter os elementos do Feng Shui (água, terra, fogo, madeira e metal) e equilbrar as energias yin (feminino) e yang (masculino).

Para lugares mais secos, vale incluir água em fontes ou espelhos d'água. Para lugares mais úmidos, vale inserir pequenas pedras. Caminhos sinuosos entre o jardim e a casa são auspiciosos.

Árvores localizadas perto da entrada ou na parte posterior de uma casa simbolizam proteção. Mas devem estar numa distância apropriada para não criar obstáculo e escuridão.

Coloque no seu jardim plantas e flores com as cores e formas relacionadas aos respectivos guás do baguá.

As plantas, flores e árvores devem estar sempre saudáveis. Segundo o Feng Shui, a peônia é uma das mais flores mais auspiciosas para ambientes e jardins e simboliza prosperidade e amor. Outras flores de sorte são: crisântemo que simboliza alegria e vida longa. A orquídea é o feminino, o amor, a beleza, a gentileza e a hospitalidade. O jasmim é doçura, amizade e amor. A azaléia é graça e feminino.

Comedouros e bebedouros para pássaros são sempre bem-vindos nos jardins. Cristais de quartzo, seres encantados como fadas, elfos, gnomos, esculturas de animais, móbiles, luzes, bambus, vasos e sinos de vento podem deixar seu jardim ainda mais energizado e bonito.

E, claro, imagens que valem mais do que palavras para inspirar os jardins da vida. (Texto extraído de:cantodofengshui.blogspot.com)


Ba-guá

Para a energia circular de maneira adequada, espalhe pela casa toda o instrumento octogonal usado para colocar o Feng Shui em prática, o ba-guá.

Cada lado deste símbolo representa uma aspiração da vida e tem um significado e uma maneira de equilíbrio na educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos, criatividade, trabalho, amigos e prosperidade e reconhecimento profissional. Pendure o ba-guá sempre na altura dos olhos da pessoa mais alta da casa.



Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/feng-shui-%e2%80%93-aprenda-a-harmonizar-sua-casa/

2 comentários:

  1. Quanta bobagem!! Imagino o desequilíbrio ao olhar essa decoração de acordo com o Feng shui. Imagina alguém pondo um espelho na cozinha para equilibrar as energias do fogão? E como evitar a bagunça qdo tem criança? Imagino a pobre dona de casa louca pensando em arrumar tudo para a casa não ficar desarmozinada. Ai, ai..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    É um direito seu acreditar no que quiser.
    Eu concordo que não devemos aceitar o que vemos ou lemos como verdade, mentira ou bobagem como vc mesmo disse, mas como uma possibilidade.
    Obrigada por participar desse blog
    Aninha

    ResponderExcluir