terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Auto-descoberta pela grafologia

Descubra se na sua grafia predomina a "forma ou o movimento" e conheça-se mais um pouco!

Uma das etapas da análise grafológica consiste em determinar se no texto predomina a forma ou o movimento. Esta predominância determina de que maneira o autor transita na vida, no trabalho, nas relações profissionais, sociais, familiares; no casamento, na educação dos filhos, enfim no universo.

Predomínio da forma - grafia regular

Quando predomina a forma, a grafia é rígida, idêntica, nada varia. As letras são do mesmo tamanho e a inclinação é sempre igual.

Predomínio do movimento - grafia irregular

Quando a pessoa escreve de maneira variável, com desigualdades, tais como o tamanho das letras, direção das linhas, inclinação das letras, enfim, predomina a diversidade.



Características da personalidade com predomínio da forma

Quando existe o predomínio da forma, a pessoa não modifica sua atitude perante o mundo, mantendo um rígido padrão comportamental, bem definido, previsível e revelando grande força de vontade. Pode apresentar comportamentos defensivos e dificilmente aceita mudar; sendo assim, insiste num mesmo procedimento ou idéia, mesmo que não esteja dando certo, por receio de modificar. Sabe se controlar e muitas vezes pode abrir mão do prazer em detrimento da responsabilidade.

Trata-se de uma pessoa que, inconscientemente, isto é, sem perceber, "veste" uma máscara (disfarce) e atua de acordo com o que a sociedade e com o que os outros esperam dela. É rígida, intransigente, convencional, perfeccionista, metódica ou repetitiva. Devido a esta rigidez pode também ter dificuldade de adaptação.

É bastante autocontida (o que pode atrapalhar seu desenvolvimento), reprime seus instintos e desejos e comporta-se de acordo com os princípios lógicos e reflexivos que a sociedade, o meio ambiente e a educação lhe impuseram (superego muito rígido).

Geralmente é "a perfeitinha" ou "perfeitinho" que era uma das primeiras alunas na escola, que sempre se cobrou e se cobra muito até hoje. Pode até também que tenha tido uma educação muito rígida, até traumática e não muda para não se arriscar. Os elogios que recebeu se manifestaram como estímulo para que se mostrasse perfeita.

Como resultado, passou a ser muito exigente para consigo própria e a viver dependente de aprovações. Muitas vezes as tensões são guardadas dentro de si e jamais são externadas. Se a grafia for muito, muito rígida, sem nenhuma naturalidade pode se tratar da persona de Jung. Nossa persona é a forma como nos apresentamos ao mundo. É o caráter que assumimos; através dela nós nos relacionamos com os outros.

Ela inclui nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar e nosso estilo de expressão pessoal. O termo "persona" é derivado da palavra latina equivalente a máscara. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo.

A persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. Jung chamou também a persona de "arquétipo da conformidade". Entretanto, a persona não é totalmente negativa. Ela serve para proteger o ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. A persona é também um instrumento precioso para a comunicação. Ela pode desempenhar, com frequência, um papel importante em nosso desenvolvimento positivo. À medida que começamos a agir de determinada maneira, a desempenhar um papel, nosso ego se altera gradualmente nessa direção.

Características da personalidade com predomínio do movimento

Quando uma pessoa me fala: "minha letra muda muito", pode-se saber que se trata de um indivíduo emotivo, sensível, sentimental e com predomínio do movimento.

Do ponto de vista positivo, sua forma de pensar é livre, a sensibilidade não permanece travada pelos formalismos nem pelas exigências externas a que a sociedade obriga. Pensa e age com vivacidade, intensidade e mais de acordo consigo mesma e com sua liberdade criativa. Geralmente é espontânea, pouco preocupada com as regras e convenções, imediatista, criativa e ativa. Pode ter sensibilidade artística e intelectual. Essa mobilidade faz com que fique atenta aos sinais e perceba as oportunidades.

Procura fazer as coisas de diferentes maneiras, pois é flexível e quase sempre saberá resistir ou ceder de acordo com a situação.

Mas se houver muitas alterações no movimento, pode revelar falta de freios, fraqueza de vontade, inconstância, irritabilidade ou susceptibilidade. Pode apresentar insatisfação, desgosto consigo mesmo, impaciência, indisciplina ou desorientação.

Pense, analise e interprete: Em sua grafia há o predomínio da forma ou do movimento? Confere com sua maneira de ser?


Créditos: Ana Cecília Amado Sette (Stum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário