quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O equilíbrio das cores

A natureza é sábia. Inventou o arco íris para explicar para nós a importância das cores.

O Arco Íris é formado por 7 cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

Cada uma das cores possui uma energia diferente. O Vermelho é a de menor energia, Violeta é a de maior energia e o Verde é a de energia central.

Abaixo do Vermelho encontramos o Infravermelho que tem uma intensidade branda, suave, sendo utilizado em tratamentos fisioterápicos. Acima do Violeta encontramos o Ultravioleta, cuja energia muito forte e penetrante, deve ser evitada não se expondo de forma prolongada ao sol do meio-dia e usando protetor solar.

A cor mais equilibrada e mais empregada pela própria natureza é a Verde. As florestas e as algas marinhas são predominantemente dessa cor.

Nos ambientes, o FENG SHUI recomenda que haja um bom equilíbrio das cores.

Não é auspicioso um ambiente formado com predominância de determinada cor. Algumas pessoas podem até achar que um ambiente monocromático (formado por tons de uma mesma cor) seja um ambiente diferente. Mas tais ambientes são muito YIN e devem ser evitados.

O equilíbrio das cores se obtém observando todas as cores visíveis. Por exemplo: A parede tem uma cor. Sobre essa parede existe um quadro artístico onde foram empregadas diversas cores. Esse quadro tem uma moldura de uma certa cor. Ainda nessa parede existe uma estante com livros. Essa estante tem uma cor e os livros têm cores também.

Pois é, todo esse conjunto de cores, formado pela cor da parede, da moldura do quadro, do quadro propriamente dito, da estante e dos livros devem formar um todo equilibrado, pois esse todo é que vai provocar a influência (auspiciosa ou não auspiciosa) sobre as pessoas que vivem naquele ambiente.

Outras questão importante é a tonalidade das cores. Existem cores claras e cores escuras. Esses tons devem formar um todo equilibrado de energias.





O eqüilíbrio perfeito YIN-YANG acontece nas cores quando conseguimos dosar de forma equilibrada as cores do arco-íris.


VERMELHO LARANJA AMARELO VERDE AZUL ANIL VIOLETA

Cor é energia luminosa e cada cor possui uma intensidade de energia diferente. Na natureza encontramos muito verde porque o verde é a cor central do espectro visível, a cor mais equilibrada.

Cores claras devem ser equilibradas com cores claras:

Cores escuras devem ser equilibradas com cores escuras:

Não há equilibrio entre uma cor clara e outra escura quando envolver cores de energia diferentes:

Mas, há grande equilíbro entre cores iguais de claridade diferentes:

Quando você olha para uma parede, não deve fixar-se somente na cor da parede. Você deve visualizar o conjunto formado pela parede, móveis, quadros e objetos colocados sobre os móveis.

Não existe uma cor específica que seja boa para Quarto de Dormir, Cozinha, etc. Você pode pintar a parede com a cor que quiser. Vai depender únicamente do seu gosto.

Mas, deve haver uma correlação de cores entre a cor da parede e a do móvel e também entre a cor do móvel e dos objetos nele colocados.

Assim, não há equilíbrio de energias em um quadro de cores claras com moldura clara sobre uma parede de cor clara.

Também não há equilíibrio de energias em um quadro com predominância de cores escuras com uma moldura escura colocado sobre uma parede de cor escura.

Não há equilíbrio de energias em um móvel de cor escura na frente de uma parede de cor escura.

Se o quadro tiver predominância de cores escuras e a parede for clara, não utilize moldura nesse quadro. A tonalidade escura do quadro estará em harmonia com o tom claro da parede.

A melhor definição de equilíbrio de cores você vai encontrar em um quarto de criança onde foi dada à criança a liberdade de fazer o que quiser em seu quarto. Pinturas, quadros, fotos, desenhos, etiquetes, imãs e tudo quanto é tipo de objetos são colocados na parede. Mas há um equilíbrio muito grande de energias. Notamos a presença de todas as cores e também a presença de tons claros e escuros. (Esta observação vale para crianças "normais". As crianças com "problemas" tendem a dar preferência a determinadas cores e a determinadas tonalidades).



Créditos: http://www.ebanataw.com.br
Imagens: gooble.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário