quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desprogramação

Minha religiosidade nada mais é do que a ciência da desprogramação.

Este é um dos maiores dias da vida, quando uma pessoa começa a apreciar o vazio, a solidão, o nada, porque, então, será capaz de viver toda a sua vida meditativamente.

E viver meditativamente para mim significa ser amoroso, ser uma testemunha, estar alerta. Qualquer coisa que você esteja fazendo, faça-a com alegria e totalidade,
faça-a como se fosse a coisa mais importante do mundo neste momento.

Quando você faz qualquer coisa com tamanha intensidade, com tamanho amor, com tamanho respeito, você será transformado por isso. A menos que alguma coisa o transforme, não se trata de meditação.

Mas as religiões têm feito preces em nome da meditação, preces que nada mais são do que reclamações e desejos. Elas não o levarão para o seu ser mais interior ou para um estado superior de consciência - você permanecerá a mesma pessoa.

E em nome da meditação existem centenas de assim-chamados professores que estão explorando as pessoas. Seus ensinamentos são o disciplinar da mente praticando a concentração.

Mas a concentração é um fenômeno natural mental, um fenômeno que fortalece a mente, e meditação, em suma, nada mais é do que a criação de uma distância entre você e sua mente.

A meditação o transformará em um novo ser, um novo homem, uma nova consciência que não conhece nenhum medo, nenhuma seriedade, nenhuma avidez, nenhum ódio - a meditação conhece apenas o que o eleva mais e mais alto.

Então, ninguém é capaz de reprogramar você, ninguém, no mundo inteiro.

Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário