quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

● Decepção

Decepção é o sentimento resultante e esperado da expectativa excessiva e não concretizada sobre um evento ou atitude de uma pessoa.

Acredito que a maior dor da decepção não é fulano não ter feito o que você esperava dele, é ter que lidar com o fato de que foi você quem ficou esperando demais.

Acho até poético que esperança seja prima do verbo esperar... esperar. Simples assim: a decepção é filho da esperança-de-alguém que esperou sobremaneira algo de alguém.

Por aqui eu poderia parar o post, pois já falei aquilo ao qual tinha vindo, mas como eu sei que em um futuro próximo irão me perguntar:

Como lidar com a decepção?

A melhor forma é não se decepcionar, aproveite o momento emocional para reprogramar suas atitudes para não esperar nada de ninguém. Por aqui eu também poderia parar, mas como isso leva a segunda pergunta:

E como é possível não esperar nada de ninguém?

Sim, também acho difícil isso, mas pelo menos é possível reduzir isso a níveis recomendados pela OMBS (Organização Mundial do Bom Senso).

Pense comigo, você se decepcionou pois esperava que beltrano se lembrasse do seu aniversário. O papa também não lembrou do seu aniversário, tampouco o carteiro, talvez o Seu Joaquim da padaria lembrou… A primeira frase que virá em nossa mente é: mas que me importa que todas essas pessoas não se lembraram, para mim era importante que Beltrano lembrasse de mim.

Bom, qual a diferença entre o carteiro e Beltrano? Do carteiro você não esperava nada, mas de Beltrano sim. Logo, você é o causador de sua decepção não é? E isso é que mais doi na gente, somos nós mesmos que enfiamos o garfo em nossos corações.

Pergunte-se mais, por que é importante que Beltrano lembre do meu aniversário? Algumas respostas poderiam ser:

1. Por que assim ele mostra que se importa.

2. Porque quem ama lembra.

3.Porque eu sou tão carente de atenção que se não lembrarem do meu aniversário isso reforçará a minha baixa auto-estima me fazendo sentir a última das criaturas.

Para a resposta número um: e por que é importante que ele se importe?

Para a resposta número dois: você ama tudo o que lembra?

Para a resposta número três: ah… você entendeu né?

Novo Paradigma

Dependa mais de você e menos das pessoas, seja financeiramente ou emocionalmente. É mais fácil você fazer o que sempre fez e eventualmente ser agraciado por alguma atitude de outrem que lhe agrade do que ficar paranoicamente esperando que as pessoas ao seu redor lhe agradem sempre.

E tenho dito…

Créditos:swasthya.marcocarvalho.com
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=22310526&tid=5499168996952519424
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário