domingo, 20 de março de 2011

● A importância do rappot nas relações

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa empatia.

O rapport é o estabelecimento da aliança terapêutica ou aliança de trabalho e tem por objetivo abrir as portas para uma comunicação fluente e bem sucedida. O rapport é técnica mais poderosa das relações humanas e o principal ingrediente de todas as comunicações e mudanças. É a capacidade de criar aspectos comuns entre duas ou mais pessoas, gerando uma atmosfera de respeito e confiança. É ver o mundo sob o ponto de vista do outro. É como se o outro olhasse para você e visse a si mesmo no que diz respeito a seus valores, expectativas e anseios. É uma ponte entre dois mundos.

A problemática humana está no nível da comunicação e a comunicação é a ferramenta das relações, logo o rapport é a ferramenta da comunicação, pois, sem ele, não há relacionamento.

Em educação, negócios, terapias, na vida pessoal e corporativa e em todas as relações humanas a empatia é essencial para alimentar o fluxo da comunicação, criando um contexto de harmoniosa, comprometimento e cooperação, no qual as pessoas possam caminhar juntas em uma mesma direção.

O rapport permite que se entre no campo energético do outro de forma sutil e respeitosa, fazendo com que ele se sinta compreendido e aceito no seu modelo de mundo. É um processo natural, sem percepção consciente, mas, que pode, também, como qualquer competência humana, ser praticado conscientemente.

Pessoas de sucesso têm, invariavelmente, grande capacidade de estabelecer e desenvolver rapport , que é a base da confiança e do reconhecimento mútuos.
A técnica do rapport é o espelhamento. Assim como o espelho reflete apenas o que está diante dele, espelhar consiste em reproduzir o discurso corporal do outro, de forma sensível, elegante e discreta, permitindo-se ser conduzido por ele, como numa dança. É possível espelhar seus movimentos corporais, sua respiração, bem como gestos leves e inconscientes. Outra forma de criar rapport é utilizar o mesmo sistema representacional● do outro. O rapport é, antes de tudo, um ato de entrega e amor, é interessar-se honesta e verdadeiramente pela outra pessoa, de forma íntegra, sem, contudo, violentar-se em seus próprios valores e crenças.

Numa relação onde existe rapport, as pessoas se parecem e é freqüente terem os mesmos interesses e adotarem a mesma fisiologia. É incrível observar a semelhança inevitável de casais que se amam e acabam por se parecer. Entre casais, é perfeitamente possível discernir entre aqueles que estão bem, e aqueles que não estão, pelo tipo de rapport existente. Pela qualidade do rapport, define-se o nível de qualidade de uma relação.


Pagina relacionada:

Fonte: http://site.suamente.com.br/a-importancia-do-rapport-nas-relacoes/
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário