segunda-feira, 7 de março de 2011

Resultados imediatos

Quando um chefe planeja, faz reengenharia, pensa em qualidade total, está agindo da sua melhor maneira, desejando uma mudança, mais objetiva e melhor, para desenvolver sua empresa, seu empreendimento, seu plano.

Mas chega um momento quando, apesar de todas as técnicas e estratégias aplicadas, ele começa a perceber a necessidade de uma mudança mais eficiente para resolver de fato seus problemas, alcançar seus objetivos. Sente que é o indivíduo que vai colocar os planos, as estratégias em andamento e que falta algo para estimular esse indivíduo.

Então, começa a buscar no mundo dos negócios os meios para interessar, estimular os indivíduos nas suas propostas, nas metas de excelência, para melhor qualidade. Aplicam-se mais técnicas, voltadas dessa vez para o indivíduo. Treinamentos atingindo várias áreas, desde criatividade ao desenvolvimento de soluções, de inteligência, emoção... Mas ainda assim não acontece... falta alguma coisa para fazer de cada indivíduo um verdadeiro gerador da ação!

E se pergunta
: o que está faltando para estimular o indivíduo a estar mais atento aos resultados? O que está faltando para convencer por completo o indivíduo de que os resultados da empresa - ou da comunidade - são do interesse dele também? Por que esse ânimo é tão frágil?

* Porque é preciso mais do que prêmios externos para o estímulo ser suficientemente forte. É preciso mais do que a informação e a vivência dentro da sala. O Educador sente e sofre esse mesmo impasse em seu trabalho.

É preciso algo que venha de dentro do indivíduo, que seja forte o suficiente para fazer dele um permanente gerador da ação de qualidade no quotidiano. É preciso o estímulo especial para que ele passe a promover - ele mesmo e por si mesmo - sua própria força interior, gerando a transformação da maior qualidade, que ele passa a desejar, para si mesmo e para tudo o que faz.

De maneira imediata, prática e produtiva, primeiro em sua própria vida e, por extensão, no seu trabalho - que é sua expressão - na sua empresa, nos negócios, no mundo.

Fazendo com que cada indivíduo obtenha essa habilidade de resposta, essa responsabilidade, por ele mesmo, na sua vida diária, na Família, na Sociedade, na Profissão, na Comunidade. Na urgência das mudanças, precisamos desse estímulo para o indivíduo Agora. Essa é a tarefa que se propõe o PROCESSO A EDUCAÇÃO DO SER uma EDUCAÇÃO PARA ESCOLHA. ESSA É UMA PROPOSTA DE AÇÃO.



Palavras de: Dr. Georgi Lozanov
Imagem: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário