sexta-feira, 18 de março de 2011

● Observe o medo e transceda-o

O medo faz parte da sua inteligência, não há nada de errado com ele.

O medo simplesmente indica que a morte existe; e nós seres humanos só viveremos aqui por alguns instantes. O tremor indica que não viveremos aqui para sempre, que não somos eternos aqui, mais alguns dias e teremos ido embora.

Na verdade, é por causa do medo que os seres humanos têm buscado com tanto fervor o que se entende por "ser religioso"; do contrário não haveria motivo para essa busca.

Nenhum animal é religioso, pois nenhum animal vive com medo. Nenhum animal pode ser religioso porque nenhum animal tem consciência da morte.

Os seres humanos têm consciência da morte. A todo o momento a morte está à espreita, cercando você em todos os lugares — a qualquer momento ela o levará. Isso o faz tremer de medo. Por que ficar embaraçado, trêmulo? Mas o ego mais uma vez diz, "Não!... Você está com medo? Isso não é para você, é para os covardes. Você é valente!"

Não é para os covardes, renda-se ao medo: entregue-se a ele. Só é preciso entender uma coisa: quando você der vazão ao medo e ao tremor, observe-o, desfrute-o.

Ao observar você o transcenderá. Você verá que o corpo está tremendo, verá que a mente está agitada, mas você passará a sentir um ponto dentro de você, um centro mais profundo, que não é afetado.

A tempestade passa, mas em algum ponto lá no fundo de você existe um centro que permanece impassível, é o olho do ciclone.



Osho, em "Saúde Emocional: Transforme o Medo, a Raiva e o Ciúme em Energia Criativa"
Imagem por: ashley rose

Nenhum comentário:

Postar um comentário