segunda-feira, 7 de março de 2011

● Acostumar

Vamos falar sobre acostumar... aceitar como costume. Parece uma coisa comum e muitas das vezes tida como uma maneira mais fácil de viver. Mas existe um perigo escondido nessa atitude de aceitar como costume, acostumar-se. Porque acostumar, pode carregar uma inconsciência de aceitação, e aí o perigo: se o que se passa a acostumar não é Qualidade - não notamos mais.

Há que pensar, tomar consciência do que estamos escolhendo - sempre, em cada momento - para não deixar que nos acostumemos com o que não tem Qualidade.
Nossa falta de atenção pode fazer com que nos acostumemos com coisas que influem na mudança de atitude, na mudança de qualidade do nosso cotidiano.

Lembre-se:
Qualidade de Vida, só Você pode Saber a sua, só Você pode Escolher a sua, só Você pode viver a sua.

- Um exemplo?
Venho notando que não existem mais o que chamamos de palavrões! Estão sendo usados tão naturalmente que não são mais tidos como palavrões... Acostumamos com eles e ... aí estão eles misturados na linguagem diária. Aceitamos sem mais fazer diferença...

É assim que começa, e os meios de comunicação têm um objetivo nada disfarçado para banalizar, vulgarizar nossa linguagem. Disfarçando para nos pegar distraídos nas atitudes mais sérias... É um dos caminhos para a vulgarização das atitudes, das ações, dos Ideais.

Atentar para os que querem fazer que nos acostumemos com a vulgaridade, a deselegância do linguajar chulo... Ser moderno é isso?! Precisa ser moderno assim?!

Então - mais uma vez - devemos nos voltar, cada um de nós, para dentro de nós mesmos. Saber se é isso mesmo que queremos. Deixar de ser comandados, passar a fazer nossa própria Escolha.

NÃO PODEMOS, NÃO VAMOS ACOSTUMAR COM "PORCARIA" !... - Outro exemplo foi o momento de nos acostumarmos com a falta de luz em nossas casas.

Atenção: não em nossas Vidas, pois nossa Luz não depende da energia dos homens, e sim da nossa própria geração de Energia Luminosa.

Vimos que podemos nos acostumar com menos luz - ou até nenhuma - dentro de casa. A experiência é interessante: verificar que podemos sim passar sem a iluminação... Experimentando. E Escolhendo o que melhor você encontrar para economizar energia. O que melhor você inventar para fazer no escuro...

Outro exemplo: estão nos acostumando com o som em decibéis perigosos para a saúde da nossa audição, dos nossos ouvidos. E ninguém está atento para a geração de surdos que estamos criando. Grave. Muito grave, pois através desse ensurdecimento deixamos de perceber um mundo de coisas que nos escapam, nuances, em todos os sentidos, tanto fora quanto dentro de nós ... Sem falar em doenças que os decibéis exagerados provocam.

Não notamos mais o que é Qualidade.

É isso que Você quer? É assim que Você quer?
É também para acostumar com a roubalheira, com a falta de ética... ?!
Com a falta de vergonha na cara?!

Examinar o que de fato está acontecendo, dentro e fora de nós, é nosso Treinamento diário. Constatando o que não queremos aceitar como costume. O Aqui e Agora é que nos "salva" de não nos deixar enrolar pelo acostumar... Prestar atenção. Em cada momento. Com Graça, Beleza e Alegria. Acredita? NÃO PRECISA ACREDITAR, SÓ EXPERIMENTAR.




Palavras de: Georgi Lozanov
Imagem: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário