sexta-feira, 18 de março de 2011

● Pessoa sistemática

Uma pessoa sistemática é aquela pessoa certinha em que tudo tem que ser de um "jeito certo" que ela convencionou... Tudo arrumadinho e organizado do jeito dela.

Geralmente essa pessoa costuma fazer coisas "robotizadas", como tudo está sempre da mesma forma, faz determinadas tarefas quase de forma automática.

Veja a série Monk que você vai entender melhor, a série é meio exagerada mas é bem por aí...

Ser sistemático é você sempre seguir um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. É como se fosse um programa de computador que tem toda a sua rotina detalhada, descrita e, portanto, previsível.

O programa só muda a sua rotina quando apresenta algum defeito ou um vírus corrompe-o, o que provoca uma desordem. Tentei só exemplificar para dizer uma coisa: ser sistemático não quer dizer necessariamente q vc seja chato e nem pode ser considerado um defeito.

De repente ser sistemático te ajuda a estabelecer uma série de rotinas que são necessárias à sua sobrevivência e te definem como ser humano. O que você precisa saber é quando abrir mão do seu lado sistemático e ser mais relaxado, solto, e não se prender tanto as regras que estabeleceu para si e para os outros.

Digo para os outros porque o sistemático avalia o mundo conforme as regras que ditou para si e espera que todos vejam o mundo da mesma forma que ele. O sistemático é exigente e duro consigo e com os outros.

A tendência então do sistemático é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai dela e, geralmente, ele não está preparado para lidar com isso. O sistemático tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

Cada um tem o seu jeito. O interessante é que muito amigos seus devem vir conversar contigo justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles. É... se ser sistemático está te cansando é hora de abrir-se um pouco a mudança, mas não se viole demais por conta da opinião dos outros. Mude aos poucos, no seu tempo.



Fonte: http://br.answers.yahoo.com/
Imagens: google.com

Um comentário: