domingo, 24 de abril de 2016

Livre arbítrio é a liberdade dada por Deus

Livre arbítrio é a liberdade dada por Deus ao homem, mas não se pode confundir tal liberdade com libertinagem, que é o modo libertino de viver, sem regras, fazendo o que “der na telha”. Toda liberdade trás em si seus limites e o limite da liberdade do homem é a vontade soberana de Deus, está escrito: “O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9).

Muitas vezes fazemos planos mirabolantes que não dão em nada. Nossa imaginação é fértil e maluquinha mesmo, mas de Deus vem a resposta certa, o caminho seguro a seguir. O inteligente é traçar nossos planos e colocar diante de Deus, submeter a Ele o desejo do nosso coração e esperar Sua resposta.

Todas as escolhas que fazemos, usando nosso livre arbítrio, tem suas consequências e seus efeitos, por isso é tão difícil decidir, a não ser que a pessoa seja inconsequente mesmo e viva sem usar sua inteligência e sem se importar com os outros. Acontece que além do livre arbítrio, Deus nos dotou de inteligência e que deve ser usada rotineiramente.

Ninguém melhor que você pode saber o que é bom para a sua vida. Ninguém, com suas experiências, por mais frutuosas que tenham sido, poderá ditar o que você deve ou não fazer.

Quando estiver diante de uma escolha difícil... quando seu coração disser uma coisa e a razão, acompanhada de amigos, família, namorado ou namorada, disser outra, pense bem.

Não se deixe levar por uma coisa, nem outra. O coração é facilmente levado por emoções e tem tendência a fazer com que percamos um pouco a nossa razão, ou a capacidade de raciocínio coerente. O coração é um romântico incorrigível!

Mas a razão sozinha não poderá ditar as regras da sua vida. Nem tampouco os que convivem com você. É preciso levar em conta a suas necessidades de bem-estar. Fazer algo porque todo mundo acha que deve ser assim é incoerente. É muito importante não magoar e nem decepcionar os outros, mas isso não deve ser às custas do sacrifício da própria vontade e necessidade de ser feliz. Ninguém, por mais próximo que seja, poderá decidir o que você vai viver. É sua vida! E você só tem essa!

É muito fácil dizer o que os outros devem ou não fazer. Não é por que se está de fora que vê-se melhor. A verdade é que decidindo por nós as pessoas tornam-se responsáveis pelas nossas escolhas. Mas isso, pode ter certeza, não passa pela cabeça delas. Se formos infelizes depois elas não vão dizer: "descanse, fique de fora que vou ser infeliz por você, pois a responsabilidade foi minha." E, para falar a verdade, mesmo se fosse o caso, isso não seria possível. Ninguém, sofrendo nossas dores, faz com que dôa menos em nós.

É digno e honesto cumprir promessas. Mas é desonesto cumpri-las somente por dever, sem que haja um real sentimento movendo essa decisão.

Ser honesto com os outros é muito bom. Mas, antes, é fundamental ser honesto consigo mesmo.

Por mais doloroso que seja, por mais difícil que possa parecer, libere-se do que pensam e dizem os outros. Pergunte-se: - o que eu quero para minha vida?

Uma coisa é certa: talvez você não saiba exatamente o que você quer, mas sabe muito bem o que não quer.

Quando seu coração estiver brigando com sua razão, tente pensar no que vai te fazer feliz a longo prazo.

Mas, mais importante ainda, feche seus olhos e se entregue nas Mãos Daquele que nos conhece antes mesmos que fôssemos nós. Mas faça isso de verdade, com sua alma. Ele sabe do nosso amanhã. E Ele não vai decidir por nós, ou impôr, mas vai certamente nos colocar uma luz que vai clarear nosso caminho.

E fique atento... os sinais aparecerão. E você saberá qual o caminho escolher. Talvez as pessoas mais próximas não entendam, se isso vier a contrariá-las. Mas eu aprendi que na vida habitua-se a tudo.

Todo ser humano merece respeito. E os que te amam saberão entender.

E eu digo: tente encontrar o equilíbrio entre o que diz seu coração e a razão. A sua escolha será certa!

Letícia Thompson

🌾

Imagens: google.com


3 comentários:

  1. Maravilhoso texto! Tocou em mim e tem tudo a ver com que precisava saber meu ser sabia, mas ninguém disse pra mim, eu quero contatar com você pela página, suas mensagens são uma felicidade pra minha vida, sossego pra minha mente,alma e coração, só precisava postar mais, só que o que importa é você postar e nunca abandonar, você é um ser de luz. Obrigada por dedicar-se tanto eu amoo você!

    ResponderExcluir
  2. Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida. A liberdade de escolha é um direito de todos, mas só alguns a exercem com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo mais um textinho tocante, e claro exclusivo em resposta a minha pessoa, obriga minha querida Aninha, eu fico aqui na espreita sempre para ver o que você posta, fico imaginando quando eu começar a viver de verdade tudo que aprendo aqui, e também que presente divino aos que te tem como amiga, um abraço grande.

      Excluir