As pessoas são diferentes. Isto não é impressão. É uma lei genética e psicológica!
E por serem diferentes, as pessoas precisam de atenção diferente, de orientações e tratamento diferentes. Elas veem as coisas desde sua própria ótica – diferente da minha e da sua. Por isso, reagem a cada estímulo ou impulso a que são expostas segundo seu modo pessoal de ver e interpretar.
Este funcionário quer a atenção do chefe. Aquele detesta isso, pois, se sente vigiado. Há empregados que rendem mais de manhã. Outros, de tarde ou de noite.
Uma equipe produtiva é aquela em que cada pessoa sabe com clareza o papel que desempenha, e encontra condições para se dedicar a maior parte do tempo a isso.
As pessoas têm de fazer o que sabem de melhor para se saírem bem. O ideal é que se dediquem a uma só atividade. Quase ninguém é capaz de fazer tudo ou resolver qualquer tipo de problema.
Talento, habilidade e conhecimento são os ingredientes que, bem combinados, definem aquilo que chamamos de “competência”. Qual a proporção em cada item deve entrar nesta equação? Isto varia de pessoa para pessoa, pois todos somos diferentes.
Conhecimento e habilidade podem ser ensinados e transferidos de indivíduo para indivíduo. Já, talento não dá, pois varia conforme o estilo da pessoa, seu modo de pensar, agir e sentir.
Um líder será o catalisador destes processos. Ele é capaz de fazer o talento de cada membro de seu time cruzar a linha de chegada da realização o mais rápido possível. Ele sabe combinar as diferenças. E é isto que lhe garantirá o sucesso de elevar um grupo ao patamar ideal de equipe... em qualquer tempo e lugar.
Abraham Shapiro ______________________
A vida é assim... todos interligados mesmo dentro de sua individualidade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário