quarta-feira, 7 de março de 2012

Formas de pensamentos

Pensamento Antidialético: Cadeia de pensamento consciente que tem uma construção psicodinâmica antipsicolingüística, ou seja, que não mimetiza psicodinamicamente os símbolos da linguagem sonora e ou visual. Eles são “quadros intelectuais”, imagens mentais, que expressam a consciência existencial das angústias, das fobias, do humor deprimido, do prazer, da inspiração, das imagens, das relações tempo-espaciais etc. Têm natureza virtual e são produzidos a partir da leitura dos pensamentos essenciais e das emoções e motivações. Os pensamentos dialéticos provocam um reducionismo intelectual quando definem os pensamentos antidialéticos.

Pensamento Dialético
: Cadeia de pensamento consciente que tem uma construção psicodinâmica psicolingüística, pois mimetiza os símbolos da linguagem sonora e ou visual. Eles financiam a comunicação social, geram toda a racionalidade dialética e subsidiam a produção científica e coloquial do conhecimento. Têm natureza virtual e são produzidos através das leituras dos pensamentos essenciais.

Pensamento Essencial
: Cadeia de pensamento inconsciente (matrizes de códigos essenciais) produzido pela leitura multifocal da memória. O processo de leitura virtual dos pensamentos essenciais gera os pensamentos dialéticos e antidialéticos.

Práxis ou Materialização do Pensamento
: Expressão criada para indicar a materialização do pensamento essencial. Os pensamentos conscientes (dialéticos e antidialéticos), por serem virtuais, não se “materializam”, embora possam coordenar a leitura da memória e a produção dos pensamentos essenciais. O pensamento essencial materializado produz o trabalho emocional (ex.: transformações na energia emocional), o trabalho intelectual e o trabalho motor (ex.: fonação, andar, operações manuais).



Por: Augusto Cury
Do livro: A Fascinante construção do Eu

Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário