domingo, 25 de março de 2012

A Inteligência multifocal

Inteligência multifocal refere-se à teoria de auto-ajuda sobre a construção dos pensamentos desenvolvida pelo escritor e psiquiatra Dr. Augusto Cury.

Esta teoria se aplica às principais funções da inteligência humana, buscando desvendar o complexo funcionamento da mente humana. Destacam-se dez dessas funções:

1 - A arte de amar e valorizar a vida

2 - A arte de apreciar o belo

3 - A arte de pensar antes de agir

4 - A arte de expor e não de impor as idéias

5 - A arte de ser solidário

6 - A arte de gerir os pensamentos dentro e fora dos conflitos

7 - A arte de se colocar no lugar dos outros

8 - A arte de manter o espírito empreendedor

9 - A arte de trabalhar perdas e frustrações

10 - A arte de colaborar em equipe


Obras:

• Revolucione sua qualidade de Vida
• A ditadura da beleza e a revolução das mulheres
• O futuro da humanidade
• Você é Insubstituível
• Nunca desista de seus sonhos
• Pais brilhantes, professores fascinantes
• Filhos brilhantes, alunos fascinantes
• Análise da Inteligência de Cristo
• Inteligência multifocal
• Doze semanas para mudar uma vida
• Superando o cárcere da emoção
• Dez Leis para Ser Feliz
• Seja Líder de Si Mesmo,
• Os Segredos do Pai-Nosso
• A sabedoria nossa de cada Dia: Os segredos do Pai-Nosso 2
• O Vendedor de Sonhos
• Escola da Vída: Harry Potter no Mundo Real
• Treinando a emoção para ser feliz
• Maria, a maior educadora da História


O autor é pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos.


Empreendeu ao longo de mais de 17 anos uma teoria original sobre o funcionamento da mente humana. Em Inteligência Multifocal ele esclarece assuntos e revela fatos que desafia nossa noção do funcionamento da mente humana. Ele discursa (entre vários outros assuntos) a respeito dos 4 grandes fenômenos universais a todo ser humano (três deles independentes à vontade e controle consciente do "Eu") que trabalham sinergicamente nos bastidores de nossa mente para produzir o fantástico mundo dos processos de construção dos pensamentos e da transformação da energia emocional e motivacional: O Autofluxo da Energia Psíquica, A Autochecagem da Memória, a Âncora da Memória e o “Eu”.

A respeito do fenômeno do Autofluxo da Energia Psíquica indica que nossa mente vive numa dinâmica constante e inevitável desde os primeiros pensamentos produzidos pelo feto até o fim da vida do ser humano, é impossível para nós interrompermos o fluxo de nossos pensamentos, pois o Autofluxo da Energia Psíquica atua independente à nossa vontade consciente, até mesmo a tentativa do vácuo de pensamento já é uma manifestação do pensamento.

A produção de conhecimento do escritor em relação ao fenômeno da Autochecagem da Memória procura desvendar que muitos dos pensamentos e emoções gerados nos bastidores de nossa mente são produtos de um fenômeno que atua clandestinamente lendo determinadas áreas da memória, sintetizando pensamentos e modificando o conteúdo de nossa emoção "sem que tenhamos autorizado tal atividade".

O discurso do escritor a respeito do fenômeno da Âncora da Memória procura abrir nossos olhos para o fato de que nem todo conteúdo de nossa memória está disponível para ser lido num determinado momento existencial, mas sim algumas áreas determinadas por esse fenômeno. Segundo o Dr. Cury, os deslocamentos da Âncora da Memória consistem na variável intrapsíquica de maior relevância em relação ao conteúdo de nossos pensamentos.

Em momentos e fases de vida de forte turbulência emocional a Âncora da Memória pode "travar" restringindo nosso acesso a “diversos arquivos existenciais”, nos tornando rígidos, pobres e pouco qualitativos em nossos pensamentos gerando não poucas vezes várias distorções na interpretação dos fatos e situações psicossociais.

O fenômeno do “Eu” pode ser definido como nossa consciência existencial do mundo que somos e em que estamos, em resumo, nossa identidade existencial, nossa consciência de nós mesmos. Aquilo que o nosso nome representa. O Eu, através do processo de interiorização existencial pode exercer um domínio no redirecionamento dos outros 3 fenômenos porém jamais interromper ou eliminar essa atuação. O Eu é ao mesmo tempo servo e líder do Autofluxo, da Autochecagem e da Âncora da Memória. Sem uma postura firme, apaixonada e determinada do “Eu”, nossa produção de pensamentos e emoções ficam entregues aos outros 3 fenômenos intrapsíquicos os quais têm a função primordial de financiar gratuitamente o funcionamento da mente, porém o
pensamento crítico, centrado em princípios humanísticos, é a responsabilidade
principal do “Eu”. Caso esse fenômeno não amadureça qualitativamente ao longo
do processo existencial, nossa produção de conhecimento pode ter muito pouca qualidade gerando todas as formas de violação dos direitos humanos.

Dr Cury também fala de outros temas: Os 3 tipos básicos de pensamento: Essencial, Dialético e Antidialético; As principais funções da memória; A virtualidade dos pensamentos conscientes e da consciência existencial que jamais conseguem atingir a verdade essencial; A verdade científica que busca incessantemente alcançar a verdade essencial sem jamais alcançá-la pois esta é inesgotável; A comunicação interpessoal mediada.

As 5 grandes fases do processo de interpretação; A constante busca do ser humano em produzir conhecimento e relacionamentos para fugir da “Solidão Paradoxal Inconsciente da Consciência Existencial”, que se manifesta na superfície consciente através da Solidão Emocional; Os processos de encadeamento distorcidos na construção de pensamentos; O fenômeno inconsciente da Psicoadaptação e vários outros assuntos decorrentes da atuação dos 4 grandes fenômenos que financiam a inteligência humana.


Fonte: http://www.vocevencedor.com.br

Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário