sábado, 4 de julho de 2015

Respeitar

• Num mundo globalizado como o que vivemos atualmente, o que mais vemos são as diferenças. Elas começam simples como no modo como se vestir, no de se portar, no jeito de falar, na cor do cabelo, na instrução escolar, situação financeira, cor da pele, religião, opção sexual e por aí vai. São diferenças e mais diferenças; até porque, ninguém é igual.

• No entanto, muitas pessoas ainda não sabem lidar bem com as diferenças e são até intolerantes a elas, buscando uma nivelação em tudo e forçando uns e outros a serem como eles são. Pensando que talvez, seu modo de ser, de pensar e viver seja o único, e, por isso, o mais correto.

• O respeito às diferenças é a única maneira de se conseguir conviver de modo pacífico, buscando a igualdade de direito e deveres para todos, independentemente do modo que são. Podemos nos ajudar a ter mais entendimento e procurar a harmonia entre as pessoas e o mundo todo. Podemos nos proporcionar maior equilíbrio e alegria no trato com a diversidade.

• Permita que os outros mantenham sua própria dignidade. Isso significa não apenas tratar as pessoas como tendo seu valor intrínseco, mas também tratá-las de uma forma que permite que elas mantenham um senso de valor e de bem estar. Portanto, não manipule, não explore e não tire vantagem dos outros ou tente destruí-los.

• Reconheça a autonomia pessoal de cada pessoa. Isso significa permitir que cada pessoa faça suas próprias escolhas e ter confiança de que elas sabem o que isso significa. Claro, você pode aconselhar e oferecer ajuda, mas se lembre de que, no final, cada pessoa tem que tomar uma decisão por si própria.

• Por exemplo: se você cruzar com alguém que está em uma cadeira de rodas abrindo uma porta, tudo bem oferecer ajuda, mas apenas se a pessoa da cadeira de rodas fizer alguma indicação. Não segure, sem maiores motivos, a porta ou a cadeira de rodas em uma tentativa de ajudá-la. Da mesma forma, se a pessoa negar sua ajuda, diga "sem problemas" e saia.

• Isso deve ser aplicado até mesmo para crianças. É importante oferecer a elas oportunidades de fazer parte de uma decisão, principalmente daquelas que as afetam. Isso as ensina que você confia nelas e as respeita.

• Considere que cada pessoa tem o mesmo valor. É importante se lembrar de que cada indivíduo tem o mesmo valor que você, que deve tratar cada pessoa com o mesmo respeito que deseja para si (geralmente chamada de Regra de Ouro, algo que aparece de uma forma ou de outra na maioria das religiões).

• Isso significa que você não faria algo a alguém que você não gostaria que fosse feito com você.

• Também vale a pena se lembrar de que só porque você acredita em algo, não significa que todo mundo é obrigado a acreditar na mesma coisa. Por exemplo: se você é vegetariano, ótimo, mas agir como se isso o fizesse melhor do que as outras pessoas (que podem não ter acesso aos tipos de alimento que torna o vegetarianismo possível, ou por motivos de dieta) é incrivelmente grosseiro e desrespeitoso.

• Da mesma forma, se você for uma pessoa religiosa e começar a condenar as pessoas que não compartilham do mesmo ponto de vista religioso que você, você está sendo completamente desrespeitoso com as pessoas a quem você está condenando.

• Qualquer que sejam as suas crenças, a intolerância, o preconceito e a discriminação são desrespeitosas, principalmente se você se basear no gênero, raça, orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas, pois muitos desses grupos sofrem desrespeito e têm sua autonomia e dignidade negada.

Respeitando os Outros Através de Ações

• Pratique o auto-respeito. Como você quer respeitar os outros da forma que você gostaria de ser respeitado, é extremamente importante que você estenda a si mesmo o mesmo respeito e cortesia que você estenderia a outra pessoa.

• Se você pensa algo como "Eu estou sendo egoísta se eu não investir meu tempo para ajudar outras pessoas", recomponha esse pensamento para algo como "Investindo tempo em mim mesma, eu posso ajudar as outras pessoas a cuidarem-se mais delas."

• Se alguém está desrespeitando você, questionando o seu valor intrínseco como uma pessoa, você tem o direito de confrontar essa pessoa. Se alguém disser algo discriminatório ou cruel, manifeste-se. Diga o que é desrespeitoso e por que.

Ouça. Muitas pessoas não ouvem bem porque estão distraídas, mexendo no celular ou pensando na próxima coisa que elas vão falar. Aprenda a realmente ouvir quando outras pessoas estão falando. • Olhe as pessoas nos olhos quando elas estiverem falando. Não deixe o seu olhar vagar pela sala toda, senão as pessoas pensarão que você não está ouvindo o que elas estão dizendo.

• Preste atenção ao que elas estão falando. Mantenha o celular no silencioso e se você perceber que a sua mente está vagando, peça para elas repetirem o que acabaram de dizer para você entender novamente a conversa.

• Trate as ideias das outras pessoas com a devida consideração. Isso significa ouvir as ideias, opiniões e conselhos da outra pessoa com uma mente aberta. Mesmo se você não necessariamente concorda com ela, dê a ela o benefício de pensar sobre o que ela disse.

• Por exemplo, se um colega de trabalho se aproximar de você com uma ideia que você acha completamente fora da realidade, ou impossível de ser realizada, dê a ele o benefício de ouvir a ideia e pensar nos prós e contras. Você pode se surpreender.

• Agora, se as ideias de alguém forem desrespeitosas e prejudiciais (como visões racistas ou sexistas, por exemplo), você não tem obrigação de ouvir a ele e você deve, se puder, dizer que ele está apresentando visões desrespeitosas.

• Não se intrometa no tempo e na privacidade dos outros. O tempo é algo que não temos muito nos tempos modernos, então se certifique de que seja realmente necessário que você invada a privacidade de alguém (como se a casa estiver pegando fogo ou se houver um acidente).

• Por exemplo: se alguém estiver lendo em um lugar público, como uma cafeteria, transporte público ou no parque, não interrompa o seu tempo de leitura, principalmente se eles tiverem com fone de ouvido (isso é importante principalmente para mulheres; muitas mulheres já tiveram experiências ruins com estranhos se aproximando em público, principalmente quando elas estavam ocupadas fazendo algo como lendo).

• Se você morar com alguém, fale com essa pessoa antes de levar um monte de gente para casa.

• Tenha consciência das suas palavras. Palavras são muito poderosas e podem ser incrivelmente desrespeitosas se usadas inapropriadamente. Pense cuidadosamente sobre o que você vai dizer e a quem, ou você pode acabar machucando alguém.

• Use o termo "alguém com deficiência física" em vez de uma palavra como "aleijado" ou "deformado." Dessa forma, você não estará definindo a pessoa pela sua deficiência física (ou mental, etc.)

• Até usar uma palavra como "garota" ou "mina" para descrever uma mulher acima de 18 anos é infantil e desrespeitoso.

• Cultive boas maneiras. Isso é tão simples quanto dizer "obrigado" e "por favor" quando está pedindo algo a uma pessoa. Isso mostra que você respeita o tempo e o esforço que custará a ela para lhe ajudar e fará com que ela se sinta respeitada.

• Outro exemplo para mostrar boas maneiras é não interrompendo uma conversa. Se você tem algo a dizer, espere o tempo apropriado para falar.

Para respeitar a você mesma

• Que eu possa respeitar opiniões diferentes da minha.
• Que eu possa me desculpar antes do ódio.
• Que eu possa escrever cartas de amor de repente.
• Que eu possa viajar para adorar a distância.
• Que eu possa voltar para dizer o que não tive coragem.
• Que eu pense em meu amor ao atravessar a rua.
• Que eu pense na rua ao atravessar o amor.
• Que eu dê conselhos sem condenar.
• Que eu possa tomar banho de cachoeira.
• Que eu seja a vontade de rir.
• Que eu possa chorar ao assistir filmes.
• Que eu não seduza para confundir.
• Que eu seduza para iluminar.
• Que eu não sacrifique a confiança pela covardia.
• Que eu tenha dúvidas, melhor do que certezas e falir com elas.
• Que eu faça amizades falando do tempo.
• Que eu possa brincar mais com meu filho sem contar as horas.
• Que eu possa amar mais sem contar as horas.
• Que eu use somente as palavras que tenham sentido.
• Que eu nunca me chame de burra ou idiota
• Que eu prove a comida nas panelas.
• Que transforme a raiva em vontade de me entender.
• Que eu saiba me perdoar sempre
• Que eu possa soltar os vaga-lumes que prendi em potes.
• Que eu saiba respeitar os meus talentos.
• Que eu me lembre de ser feliz enquanto ainda estou vivo.
(Carpinejar)

Somos feito de sentimentos, emoções, de luz, de amor.
Que sejamos a mudança que queremos e buscamos no mundo!


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário