segunda-feira, 6 de julho de 2015

A consciência iluminada não tem dúvidas

Solucionar seus problemas significa lhe dar uma resposta que lhe satisfaça intelectualmente; e dissolver seus problemas é lhe dar um método que lhe torne cônscio de que não há nenhum problema: todos os problemas são nossas próprias criações e não há nenhuma necessidade de qualquer resposta.

A consciência iluminada não tem nenhuma resposta. Sua beleza é que ela tem nenhuma dúvida.

Todas as suas dúvidas foram dissolvidas, desapareceram. As pessoas pensam de outra forma: eles acham que o homem iluminado tem resposta para tudo. A realidade é que ele não tem absolutamente nenhuma resposta. Ele não tem questões. Sem questões como ele pode ter alguma resposta?

(...) Ninguém conhece a pergunta, ninguém sabe a resposta. De fato não há nenhuma pergunta e não há nenhuma resposta; só existe a maneira de viver em confusão, na mente. Assim existem milhões de perguntas e milhões de respostas e cada resposta suscita centenas de novas perguntas, e não há um fim para isso.

Mas existe outro modo de vida: viver com consciência – e não há nenhuma resposta e nenhuma pergunta.

... Lembre-se de que não há perguntas e que não há respostas: a existência é absolutamente silenciosa sobre perguntas e respostas. Ela não é uma aula de filosofia. Morra sem qualquer pergunta e sem qualquer resposta; simplesmente morra silenciosamente, conscientemente, pacificamente”.

Uma vez que você começa a deixar de lado os pensamentos, a poeira que você acumulou no passado, a chama se ergue, límpida, clara, viva, jovem. A sua vida como um todo se transforma em uma chama, e uma chama sem nenhuma fumaça. Isto é o que é a consciência.”

OSHO, The Path of the Mystic,


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário