sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Saiba identificar a inveja

A inveja é um sentimento que leva a sensações negativas, e, no fim das contas, não traz o que a pessoa deseja; aprenda a dominá-la

A inveja e o ciúmes são sentimentos que causam muita dor e culpa. Os dois andam lado a lado, mas não devem ser confundidos. De acordo com o site YouBeauty, o ciúmes pode ser descrito como o medo de perder algo, enquanto a inveja é a saudade daquilo que você não tem. Para aliviar a dor daqueles que sofrem com este tipo de sentimento, o site listou algumas dicas a partir da história de Debra, uma maquiadora freelancer que se sente desconfortável toda vez que seus amigos postam fotos sobre viagens no Facebook. Uma vez que recebe atualizações no seu celular, corre para ver. “Isso me faz me sentir um lixo”.

No entanto, a inveja pode ser algo positivo quando usada como a admiração a alguém. Você pode dizer: “eu gostaria de ter músculos iguais a esses" e começar a malhar com um personal trainer. Mas a inveja negra é maligna e inclui raiva – é aquela em que você deseja ser parecido com o outro, mesmo que isso exija fazer algumas maldades. No caso de Debra, ela não chegou a atacar seus amigos viajantes, mas eles também não a motivaram a viajar.

Assim como ela, muitas pessoas frequentemente não admitem que têm inveja. Pesquisas mostram que nós nos comparamos com os outros automaticamente, mesmo inconscientemente, e se decidimos que somos inferiores em algum aspecto, seja beleza, inteligência ou qualquer outra coisa, passamos a ser hostis e focados nas falhas dos nossos “rivais”. Richard Smith, um expert em inveja, professor de psicologia da University of Kentucky, disse: “nenhum paciente nunca falou para mim que tinha um problema com inveja, apesar de eu ver isso neles. Isso é basicamente dizer ‘sou inferior, sou hostil’”.

Inveja é normal O especialista diz que a inveja é um sentimento comum, especialmente entre pessoas próximas e que têm ambições parecidas. Celebrar as conquistas dos outros é algo muito prazeroso, quando feito sinceramente. No entanto, quando se sente mal pelo sucesso alheio, sentimentos ruins, como a vergonha, acabam prevalecendo.

Como identificar a inveja nos outros Muitas pessoas temem pela inveja dos outros, mas há meios de identificá-la. Silêncio ou desinteresse quando você conta sobre o seu sucesso certamente pode representar um sinal de inveja. Mantenha distância se você se sente sem energia após essas conversas. Uma vez que você reconhece a inveja, no entanto, ela pode perder a força. A solução pode ser você se vangloriar menos, elogiar mais este amigo, ou sugerir outros temas nos quais vocês não competem.

Aprenda a domar a própria inveja Tente pensar nas coisas que você tem e o seu amigo não. Observe o preço que ele paga pelo sucesso e analise as suas escolhas. Finalmente, lembre a você mesmo que a inveja machuca e que ela não traz o que você precisa. Preste também muita atenção a sua relação com as redes sociais. Se o Facebook o incita a inveja, encontre uma atividade para substituí-lo. E lembre-se que, tanto dentro como fora da rede, minimizar a dor causada pela inveja exige muita autoaceitação.



Fonte: http://mulher.terra.com.br/
Imagens: google.com

Um comentário:

  1. Muito bom este texto! Bem informativo e me ajudou a identificar os invejosos de plantão! hehe

    ResponderExcluir