quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Caminho espiritual, primeiro passo - "Vigilância"

Estimados Buscadores,

Nosso ensinamento é direto não oferecemos provas, nem discutimos argumentos, nem citamos autoridades para confirmar o que ensinamos... Deve haver identificação entre mim e vós, não como se aceita um guru, porém como se estivéssemos em busca da mesma experiência juntos.

Também vos afianço que vamos penetrar naqueles segredos que ficam no último degrau de todas as religiões, sociedades e fraternidades secretas ou iniciáticas, místicas ou filosóficas. Trata-se de segredos que os Grão-Mestres, Sumos- Pontífices, altos chefes ou Mestres não revelam aos seus seguidores porque muitas vezes eles próprios os guardam sem ainda terem entendido seu valor e significado.

Através da prática constante da Meditação da Rosa, já se torna possível um "novo" entendimento da tão desejada trilha espiritual e por possuírem tal profundidade, trago ante vossos olhos o segredo que até então estava sendo velado pelos Mestres de Luz. Este segredo vos será apresentado do modo mais simples possível para que não possais fugir de vosso caminho, portanto o caminho está aberto definitivamente cabendo somente a vos trilhar. Mas, não vos iludais: cada segredo adquire uma interpretação mais profunda ao ser experimentado por vós, e cada um deles sendo compreendido vai permitir nova compreensão do anterior.

Ofereço-vos o modo mais simples de dizer as coisas secretas. Entretanto, só os que realmente as podem ter é que as entenderão.

Vigilância – Compreensão, Atenção

Eles dão resposta a vossas mais profundas dúvidas. Eles resolvem o conflito do mundo, o vosso conflito interior. Prestar atenção, eis o primeiro segredo. Se soubésseis compreender, talvez pudésseis ter aproveitado os últimos seis mil anos de experiência com sessenta mil guerras externas e já saberíeis como evitá-las. Atenção é o elemento essencial para compreender. Vigilância é o melhor termo que nos convém. Porém, se estiverdes atentos ao conflito que vai pelo mundo, a fome, a guerra, a doença, a competição, tudo formas e consequências de conflitos, vereis que se trata apenas da exteriorização de vosso próprio conflito interior. Tudo se resume no egoísmo. Egoísmo individual, vosso e meu, eis a base do conflito. A esse egoísmo dais muitos nomes: luta pela vida, competição, religião, ideologia, nacionalidade, etc.

Perguntareis: "Então quereis provar que eu sou responsável pela miséria, guerra, fome e conflitos do mundo?"

Eu vos respondo: exatamente isso é o que vos digo e só encontrareis vossa verdadeira paz quando atingirdes essa paz dentro de vós.

Simplifica-se a Chave da Atenção, portanto, ao mundo exclusivo da vossa realidade interior.

Mas, como podeis vigiar, como podeis compreender todos os vossos conflitos interiores? Pensais em enfadonhos exercícios, em concentrações profundas, em meditações prolongadas... Pensais em esforço. Eis vosso engano. Compreender, estar atento, não se obtém com esforço. É no preciso instante em que deixais de fazer esforço que começais a compreender.

Observai vossas ações e vossos pensamentos (egoísmos, ambições, desejos, medos, etc.) sem procurar julgá-los, sem condenar, sem criticar, sem aprovar. Tomai apenas consciência do que está acontecendo. Sois egoísta? Agistes com ambição? Sentis medo? Por favor, não procureis transformar vossos atos e pensamentos no oposto, pois continuareis em conflito, em outra posição, talvez maior ainda.

A compreensão se obtém sem julgar, sem condenar, sem aprovar. É vigilância passiva e sem qualquer esforço.

Esta é a primeira chave, o primeiro grande segredo – Saber Vigiar, saber Estar Atento, Saber Compreender. Isto é estar desperto.

Ao usá-la, o compartimento de vossos conflitos e, portanto, os do mundo todo, fica aberto e acessível a vossa observação.

Adiante vereis o grande valor desta chave para a transmutação, libertação e revolução interior.

Boa reflexão!



Por: Mestre Praxedes
http://reikipraxedes.blogspot.com.br/2008/09/caminho-espiritual-o-terceiro-passo-o.html
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário