quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quando um não quer, dois não brigam

“Quando um não quer, dois não brigam”, já diz o velho ditado. Mas, entre os casais, é difícil fugir das discussões. Depois de algum tempo de convivência, é natural que as opiniões entrem em choque.

E os motivos são os mais variados. Dinheiro, educação dos filhos, carreira... Quantas vezes um bate-papo descontraído tomou um rumo perigoso e acabou se transformando em uma briga séria? Calar nem sempre é a melhor saída, mas saber discutir sobre as divergências sem deixar que o diálogo se transforme em campo de guerra é essencial.

Dicas da psicologia para evitar essas armadilhas e manter a harmonia do relacionamento:

– Fale com jeitinho! É preciso saber como se colocar quando se quer algo. Quem se expressa de maneira autoritária e acusa o outro gera uma reação de defesa e cria um clima de tensão.

– Seja paciente e humilde. Querer impor a sua própria maneira de agir como se fosse a única aceitável é um passo para a briga.

– Evite aumentar o tom de voz numa discussão. Quanto mais baixo se colocar, menos o outro terá que elevar o tom. Assim, vocês poderão manter um diálogo educado e civilizado.

– Se estiver muito nervoso, deixe a conversa para depois. Acalme-se, conte até dez e, se for necessário, volte ao assunto no dia seguinte.

– Não interprete uma queixa como acusação de que está tudo errado. Muitas vezes, ela se refere a um ponto específico, mas é generalizada por quem a recebe para outras áreas, contaminando o que não deveria.

– Evite iniciar uma conversa sobre algo delicado caso não haja tempo suficiente para levá-la até o fim e nem antes de algum programa divertido. Por exemplo: discutir algo no carro quando estão indo a uma festa pode acabar com o clima da noite.

– Aprenda a relevar coisas pequenas, não se prenda a detalhes que podem ser tolerados numa boa.

– Não queira mudar o outro, pois ele só mudará se achar que faz sentido e a vontade vier de dentro. Isso irrita demais qualquer pessoa!

– Nunca ache que só o seu ponto de vista é o correto, tentando impor a sua opinião. Aprenda com as diferenças e respeite o jeito de ser de seu companheiro.

– Numa relação a dois, alguém tem que ceder para se evitar brigas destrutivas. Mudar de opinião não significa fraqueza, mas, sim, que somos seres em constante aprendizado e passíveis de mudanças.


Educação dos filhos: um tema polêmico

Educar filhos exige uma direção em comum do casal e harmonia na condução das regras. Mas o conflito e as divergências de opiniões são inevitáveis. Por isso:

– Conversem bastante e discutam sempre longe dos filhos.

– Mantenham a voz em tom baixo e tentem compreender o ponto de vista e os argumentos do parceiro.

– Sejam pacientes: nem sempre é possível chegar a um consenso. Se não conseguirem um acordo, exponham a situação aos seus filhos – sempre de maneira educada. Essa é uma ótima oportunidade para ensinar o significado de respeito e mostrar que há diferentes formas de se encarar um problema.

Gostou dos conselhos? Então, siga-os e se dedique para aproveitar o que a vida a dois tem de melhor!



Por: Marina Vasconcellos (Psicóloga)
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário