quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Saúde - Apenas 12 palavras em 12 segundos

Esta é uma historia real… Não se trata de um novo filme, ou de algum livro que fale sobre relacionamento sexual. Se trata de saude.

Em 2008, numa conferencia de neurologistas em USA, a Dra Linda Mc Maron (UK), uma das principais palestrantes, fez uma longa palestra explicando do porque existem algumas pessoas que desmaiam quando levantam.

Parece que este fenômeno, onde algumas pessoas simplesmente “apagam” ao levantar, tem preocupado a comunidade acadêmica. Pois a desconfiança médica é que este mal esteja ligado a outros maiores, como a epilepsia.

A Dra. Linda Mc Maron apresentou na sua palestra, uma conclusão simples e tremenda. Depois e longos anos de estudo, foi constatado que são necessários 12 segundos de espera para que o sangue que está nas extremidades das pernas circule novamente por todo o corpo, até chegar ao cérebro.

Quando este tempo é menor. Ou seja, quando a pessoa acorda e levanta bruscamente, o sangue é “jogado” com violência para o cérebro, ocasionando os desmaios.

A Dra. Mc Maron aconselhou a todas as pessoas (quem possui a síndrome, e quem não possui) que não levantem imediatamente ao acordar, mas que antes, sentassem na cama e esperasse os 12 segundos passar para evitar a fraqueza, tontura e desmaio.

Ela foi aplaudida por toda a comunidade médica presente.

Um segundo professor, um judeu religioso que estava presente, pediu a palavra e dize: “Para nós, judeus, há uma antiga tradição com milhares de anos, a de recitar uma prece de agradecimento ao Criador do Mundo por nos conceder a oportunidade de um novo dia de realizações. A prece é dita imediatamente após despertar, enquanto ainda se está na cama. Há doze palavras nesta prece e se a pessoa se regular para dizê-las lentamente com concentração, leva exatamente doze segundos para pronunciá-la… 12 palavras em 12 segundos”.

Ele recitou a prece lentamente em hebraico: “Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vecayam, shehechezárta bi nishmati bechemlá. Rabá emunatêcha” – (“Dou graças perante Ti, ó Rei vivo e existente, que devolveste a minha alma com piedade, grande é a nossa fé em Ti”).

O auditório aplaudiu de pé.

Esta é a primeira oração que se encontra no “Sidur”, o livro de orações judaicas.

* O Talmud (o principal livro de estudo da Torá) tem ensinado, há milênios, de que “quem acorda e logo levanta, corre risco de vida” (tratado Guitim 70A).




(fonte: sionlatino).
http://blog.hatikva1.net
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário