terça-feira, 11 de setembro de 2012

Oração do doador

É preciso olhar sob o ponto de vista do paciente em fila de espera. Imaginemo-nos em seu lugar.

Tente sentir a angustia de um dia após o outro, aguardando o telefone tocar com a possibilidade de um doador.

Conviva com a deficiência de um órgão frágil, do qual depende sua vida e por muitas vezes, morrer enquanto se espera.

Adicione-se a isso o sofrimento familiar. Todos ficam "doentes" de uma certa maneira.

Conseguiu?

Quem sabe, a partir dessa perspectiva, o número de rejeição familiar passe a diminuir. Extraímos do site DOEAÇÃO o texto abaixo que exprime essa conscientização.


"Um dia, um doutor determinará que meu cérebro deixou de funcionar e que basicamente minha vida cessou.

Quando isso acontecer, não tentem introduzir vida artificial por meio de uma máquina. Ao invés disso, dêem minha visão ao homem que nunca viu o sol nascer, o rosto de um bebê ou o amor nos olhos de uma mulher.

Dêem meu coração a uma pessoa cujo coração só causou intermináveis dores. Dêem meus rins a uma pessoa que depende de uma máquina para existir, semana a semana.

Peguem meu sangue, meus ossos, cada músculo e nervos de meu corpo e encontrem um meio de fazer uma criança aleijada andar.

Peguem minhas células, se necessário, e usem de alguma maneira que um dia um garoto mudo seja capaz de gritar quando seu time marcar um gol, e uma menina surda possa ouvir a chuva batendo na sua janela.

Queimem o que sobrou de mim e espalhem as cinzas para o vento ajudar as folhas nascerem.

Se realmente quiserem enterrar alguma coisa, que sejam minhas falhas, minhas fraquezas e todos os preconceitos contra meus semelhantes. Dêem meus pecados ao diabo e minha alma a Deus.

Se quiserem lembrar de mim, façam-no com um ato bondoso ou dirijam uma palavra delicada a alguém que precise de vocês.

Se vocês fizerem tudo o que estou pedindo, viverei para sempre."


Fonte: Leitor de um jornal de grande circulação, comovido com a situação dos transplantes em nosso país com o objetivo de incentivar a cultura da doação.


Legislação
Lei 9434 de 04/02/97


ORAÇÃO DO DOADOR


Ao Deus do meu coração e do meu entendimento, que me proporcionou um corpo saudável e um coração generoso. Fazei que, nenhuma vontade de parente ou amigo, suplante o meu desejo e determinação de ser um Doador de Órgãos e de tecidos. Rogo, a todos que tiveram oportunidade e influenciaram em minha vida.

Que após a minha morte, reservo-me o direito de, agradecendo ao Criador, devolver este corpo que serviu de vestimenta ao meu "Ser", para que continue a servir ao meu Deus e a humanidade.

Que assim seja! Doar não dói, doe....




Autoria do Sr. Aldorindo Braz Mayer - morador de Indaiatuba


Texto extraído do Blog:
http://www.gabriel.org.br/doaçaodeorgaos.html




Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário