domingo, 17 de abril de 2011

● Por que comigo só acontecem coisas ruins?

Algumas coisas vão além do nosso entendimento... Quando uma criança nasce com AIDS ou uma jovem mãe é morta num assalto, quando cidades inteiras são devastadas porenchentes, a gente pergunta:

Pode parecer que os outros estejam obstruindo a nossa felicidade. Na verdade, somos nós que a obstruímos: porque escolhemos uma maneira de ver as pessoas. MEU PATRÃO É UM MAU-CARÁTER. A CULPA NÃO É MINHA. ELE PRECISA PARAR DE SER MAU-CARÁTER! (PORTANTO, QUAL É A MINHA LIÇÃO?) Enquanto você estiver convencido de que seu patrão é um mau-caráter, ele será. E está certo pensar que ele é mau-caráter. No momento em que você escolher mudar - por exemplo, concentrando-se em seus aspectos positivos, parando de julgá-lo, até simpatizando um pouco com ele -, o problema desaparecerá.

Pode ser que você pergunte: mas como? Há mil possibilidades...
a) Ele pode reagir a sua mudança de atitude e começar a se abrir;
b) Ele pode ser transferido para outro departamento;
c) Você pode arranjar outro emprego;
d) Ele pode arranjar outro emprego;
e) Você pode até começar a gostar dele. (Palavra!) Quantas vezes a gente acaba ficando amiga de uma pessoa que, inicialmente, não conseguíamos tolerar? Quando você muda, sua situação muda. É a lei. Não é preciso ficar imaginando como acontecerá. Sua transformação altera a sua situação. Mas essa transformação tem de ser autêntica.

Você diz: ”vou fazer as pazes com Fred, mas continuo achando que ele não passa de um crápula!”. Não foi uma transformação importante de sua parte!QUANTO TEMPO VAI DEMORAR? O tempo que você demorar para mudar.

POR QUE EU SIMPLESMENTE NÃO LARGO ESTE EMPREGO DE UMA VEZ? Pode fazer isso se quiser. Mas são grandes as chances de que você acabe trabalhando para outro mau-caráter: faz parte do grande currículo cósmico.

Quem sofre sete dias por semana provavelmente não prestou atenção em alguma lição. Se você vive perdendo o emprego, os namorados, dinheiro... é sinal de que não prestou atenção. Como observou uma senhora: ”Eu tenho sempre os mesmos problemas. Só que eles aparecem de roupa nova!”. A pior coisa que se pode dizer é: ”Não é justo!”.

EM POUCAS PALAVRAS. Ninguém está neste mundo para ser punido. Estamos aqui para ser educados. Todo acontecimento tem o potencial de nos transformar, e os desastres têm potencial ainda maior de mudar o nosso modo de pensar.

BASTA AGIR COMO SE TODO ACONTECIMENTO TIVESSE UM PROPÓSITO PARA QUE A SUA VIDA TENHA UM PROPÓSITO. Imagine por que foi que você precisou de uma determinada experiência, conquiste isso, e não tornará a precisar dela.

EU SOU CAPAZ DE FAZER TUDO, MENOS ISSO! Nós geralmente preferimos adiar as lições mais importantes. Podemos olhar para a relação ruim com nossa mãe e dizer: ”Depois do que ela me disse, eu sou capaz de fazer tudo, menos amá-la”. Certo! Você provavelmente pode fazer quase tudo, mas não agora. Por isso mesmo não pode ser outra a sua lição. Crescer é mais ou menos ocupar novos terrenos.

MEU EX-MARIDO É UM OSSO DURO DE ROER, divorciar-se de uma pessoa não significa que o nosso aprendizado com ela acabou. Se o casamento não deu certo, e mesmo assim nós continuamos culpando o outro pelo nosso sofrimento e pela hipoteca, é porque ainda estamos ligados a ele! Continuamos ligados porque ainda há o que aprender.

Você diz: ”Mas esse cara não presta! Eu sou capaz de tudo, menos de perdoá-lo!”. É bem provável que perdoá-lo seja o mais difícil - e provavelmente uma coisa que você não sabe fazer bem: no entanto, aí está a chance de aprender.

Você pode adiar a lição quanto quiser, mas, se preferir que sua vida (e sua saúde) melhore, vai ser preciso tomá-la em algum momento. Enquanto acreditarmos que alguém está arruinando a nossa vida, essa crença fará com que isso aconteça de fato. Pode parecer que os outros estejam obstruindo a nossa felicidade. Na verdade, somos nós que a obstruímos: porque escolhemos uma maneira de ver as pessoas.

MEU PATRÃO É UM MAU-CARÁTER. A CULPA NÃO É MINHA. ELE PRECISA PARAR DE SER MAU-CARÁTER! (PORTANTO, QUAL É A MINHA LIÇÃO?) Enquanto você estiver convencido de que seu patrão é um mau-caráter, ele será. E está certo pensar que ele é mau-caráter. No momento em que você escolher mudar - por exemplo, concentrando-se em seus aspectos positivos, parando de julgá-lo, até simpatizando um pouco com ele -, o problema desaparecerá.

Pode ser que você pergunte: mas como? Há mil possibilidades...
a) Ele pode reagir a sua mudança de atitude e começar a se abrir;
b) Ele pode ser transferido para outro departamento;
c) Você pode arranjar outro emprego;
d) Ele pode arranjar outro emprego;
e) Você pode até começar a gostar dele. (Palavra!) Quantas vezes a gente acaba ficando amiga de uma pessoa que, inicialmente, não conseguíamos tolerar? Quando você muda, sua situação muda. É a lei. Não é preciso ficar imaginando como acontecerá. Sua transformação altera a sua situação. Mas essa transformação tem de ser autêntica.

Você diz: ”vou fazer as pazes com Fred, mas continuo achando que ele não passa de um crápula!”. Não foi uma transformação importante de sua parte! QUANTO TEMPO VAI DEMORAR? O tempo que você demorar para mudar.

POR QUE EU SIMPLESMENTE NÃO LARGO ESTE EMPREGO DE UMA VEZ? Pode fazer isso se quiser. Mas são grandes as chances de que você acabe trabalhando para outro mau-caráter: faz parte do grande currículo cósmico.

TALVEZ MUDANDO DE CIDADE EU POSSA RECOMEÇAR. Errado! Geralmente, o melhor lugar para recomeçar é onde você está. Veja Fred, que deve dinheiro a metade do bairro. Ele diz consigo mesmo: ”Talvez seja melhor eu me mudar!”. Mas, ao mudar-se, levará consigo seu modo de pensar e seus hábitos - e é justamente isso que molda sua vida. Fred pode trocar de cidade, mas vai atrair as mesmas situações e outro punhado de credores zangados. Se você for perdulário, continuará sendo perdulário mesmo que migre para a Austrália. O melhor conselho para Fred:”Antes de trocar de endereco, tente mudar seu modo depensar!”.

AS LIÇÕES NOS PERSEGUEM EM TODA PARTE. Na família de Jil, dinheiro chegava a ser palavrão. Seus pais não eram pobres, mas ela ficava sem jeito de lhes pedir dinheiro, eles não gostavam de gastar e a família brigava muito por isso. Jil saiu de casa, foi morar em Barcelona... e se casou com um cara que ganhava muito bem mas não lhe dava um -= centavo! Quando você abandona o navio,” as lições vêm no seu encalço!

SE EU PUDESSE IR PARA O TIBETE, TALVEZ DESCOBRISSE O SENTIDO DA VIDA... Muita gente sonha viajar a países distantes para descobrir o sentido da vida... Jim foi parar no Himalaia. Um dia, quando estava sentado numa esquina poeirenta, atormentado pela diarréia e sonhando com um banho quente, teve um estalo repentino: ”Por que eu não ’vou me iluminar’ no Ritz Carlton?”. Parece romântico descobrir o sentido da vida no Tibete, mas a ”iluminação” no Tibete é boa para os tibetanos! Para a maioria de nós, o sentido da vida se encontra provavelmente no próprio bairro em que moramos.


AS LIÇÕES QUE TEMEMOS. A única maneira de vencer o medo é enfrentá-lo. Como sempre atraímos as experiências educativas de que estamos precisando, também atraímos com muita freqüência as experiências que tememos. Portanto, se você morre de medo de contrair dívidas, tem muita chance de contraí-las às pencas. Se receia a solidão, vai atraí-la. Se teme ficar sem jeito, acaba com a cara no chão. E assim que a vida nos estimula a crescer.

EM POUCAS PALAVRAS, cada um de nós é uma causa. Nossos pensamentos atraem e criam circunstâncias. Quando mudamos, atraímos circunstâncias diferentes. Enquanto não aprendermos uma lição sobre endividamento, trabalho, amor ou qualquer outra coisa. a) vamos ficar repetindo a mesma lição ou b) continuaremos assistindo à mesma aula de formas diferentes. A vida é assim. Somos atingidos por pedrinhas: uma espécie de aviso. Se não fizermos caso das pedrinhas, vem a tijolada. Se não ligarmos para a tijolada, acabamos esmagados por um rochedo. Sendo sinceros, podemos ver onde foi que fechamos os olhos para o aviso. Eainda temos a coragem de dizer: ”Por que eu?”.

VIVENDO E APRENDENDO. Só descendo ao fundo do poço é que a gente recupera os tesouros da vida. É onde se tropeça que se acha o seu tesouro. A mesma caverna em que a gente tem medo de entrar acaba sendo a fonte do que estava procurando.” (Joseph Campbell).

A vida não precisa ser sempre dolorosa, mas a dor continua sendo a principal razão pela qual mudamos. Quando não dói, nós podemos fingir. Nosso ego diz: ”Eu estou muito bem”. Quando as coisas doem o suficiente, por exemplo, quando estamos sozinhos há tempo suficiente, ou suficientemente amedrontados, tornamo-nos vulneráveis. Nosso ego já não tem resposta, e nós nos abrimos. A dor nos anima a levar as coisas a sério.

É sempre mais fácil filosofar sobre a dor alheia! Olhamos para Jim e dizemos: ”A falência foi uma grande lição para ele”. Olhamos para Mary e dizemos: ”Esse divórcio a ajudou a ser independente”. E todos concordamos: ”Os desafios nos tornam mais fortes”. Mas quando chega a hora dos nossos próprios desafios, não ficamos tão entusiasmados assim. Dizemos: ”Meu Deus, por quê? Dai-me um desafio conveniente!”. Infelizmente, os verdadeiros desafios não são convenientes.

SE EU TIVESSE GENTE DE QUALIDADE NA VIDA... Nós podemos olhar para a vida e dizer: ”Se não fosse o marido indolente e esses filhos endiabrados, eu podia cuidar de meu crescimento pessoal...”. Errado! Eles são o seu crescimento pessoal. As pessoas que fazem parte de nossa vida são os nossos professores. Os maridos que roncam e deixam a porta do armário aberta, os filhos ”ingratos”, os vizinhos que estacionam na frente da sua garagem... A única coisa que podemos dizer é: ”Eu seria mais feliz se essa gente trabalhasse em conjunto!”.Se a sua esposa o irrita, significa que o seu projeto é lidar efetivamente com a irritação. E você conta com a pessoa perfeita para ajudá-lo a fazer isso dentro de casa mesmo. Uma parceira prática! Que sorte! Você pode dizer: ”vou me divorciar! Isso resolverá tudo!”. Mas só enquanto você não se casar com outra que o irrite tanto quanto ela.

EM POUCAS PALAVRAS Toda pessoa que entra em sua vida é um professor. Por mais que o atormente, ela o ensina porque mostra onde estão os seus limites. O fato de cada uma dessas pessoas ser um professor não significa que você seja obrigado a gostar delas.

PASSO A PASSOA A vida é um pouco como uma escada de mão. Para subir, temos de firmar o pé no degrau em que nos encontramos - seja o trabalho, seja a relacão, o dinheiro, seja o que for. Uma vez escorados, subimos ao degrau seguinte. As pessoas tratam os seus degraus de diferentes maneiras: ”Eu detesto este degrau - queria estar em outro”. É quando você fica parado no mesmo lugar.”Quero a escada do vizinho.” É o que se chama inveja. ”Para o inferno com esta escada.” É o que se chama suicídio. Toda vez que ficamos parados no mesmo lugar, podemos nos perguntar: ”Onde foi que eu não firmei o pé?”.

QUANDO A VIDA FICA MAIS SIMPLES? Não fica! Mas podemos aprender a lidar melhor com ela. Quando somos enviados ao planeta Terra, nós nos matriculamos na ”escola da vida” para sempre, o que significa que enquanto estivermos respirando, a aula continua. Costumamos pensar que quando tivermos passado pela pré-escola, pelo primeiro grau, pela puberdade... e começarmos a trabalhar, a vida se tornará mais fácil. Tolice. Ninguém nos avisou disso! Não é de admirar que fiquemos frustrados. Olhamos para os outros, que, a distância, dão a impressão de estar pássando maravilhosamente; mas eles também têm lá os seus problemas... A vida de Bill parece ser um mar de rosas. Ele recebe uma ótima aposentadoria, já acabou de pagar a casa, tem um carro lindo, come em restaurantes finos, passa as férias no exterior, joga golfe de vez em quando. O que não sabemos é que Bill acaba de processar sua companhia de seguros, que o telhado está cedendo, que seu filho é viciado em drogas e que amanhã, a esta hora, seu aparelho de vídeo estará nas mãos de um assaltante. Todos nós enfrentamos desafios constantemente.

OUTRO MOTIVO POR QUE A VIDA NÃO SE TORNA MAIS SIMPLES... Quando as coisas ficam fáceis demais, nós procuramos por novos problemas. Dizemos com nossos botões: ”Isto eu faço de olhos fechados! Preciso de um desafio”. Quando a vida se torna demasiado simples, resolvemos casar! Quando pagamos a última prestação da casa, resolvemos comprar uma maior! Não é só o mundo que complica avida, nós a complicamos.

ENTÃO, COMO CONSEGUIR NÃO ENLOUQUECER? Depende de como você lida com a vida.

● Nunca diga: ”Não vou relaxar enquanto não...”. Relaxe e aproveite a vida enquanto ainda está no meio do caminho.’

● Pergunte constantemente: ”Que estou aprendendo com isto?”. Jamais conseguimos arrumar a vida em compartimentos bem ordenados. As pessoas vêem a felicidade como uma espécie de miragem distante - como se estivessem arrastando-se no deserto e, à frente, houvesse uma placa dizendo ”FELICIDADE”, e elas pensassem: ”Se conseguir chegar até LA, serei feliz”. Imaginaram isso logicamente: ”Não dá para ser feliz agora porque o banheiro está sendo reformado. Mas no mês que vem...”. E no mês seguinte as crianças apanham uma gripe, a gata fica no cio, os parentes vêm passar uma temporada em casa, e elas dizem: ”Quem sabe em abril...”.

DANDO UMA LIÇÃO AOS OUTROS. Você fica entusiasmado com um livro que acaba de ler. Leva-o a um amigo e diz: ”Leia, é fantástico!”. E fica aguardando ansiosamente o telefonema. Mas ele não telefona! Seis meses depois, você pergunta pelo livro para descobrir que a) ele não o leu; b) ele o perdeu. A lição aqui - que tanto se aplica aos ”conselhos de amigo” quanto aos livros é que o fato de você estar pronto para receber uma informação não significa que os outros também.

EM POUCAS PALAVRASS E as pessoas não pedem, geralmente é porque não querem ter a informação!

ENTÃO, O QUE DEVO APRENDER COM ISSO? Reflita sobre a sua vida até este ponto, e talvez você descubra o motivo pelo qual seguiu o caminho que seguiu. Vai ver muita gente no seu passado - professores, amantes, até desconhecidos num avião - que lhe deu orientação. Vai se lembrar de um livro que encontrou num sebo e que deu forma ao seu pensamento. Vai recordar ”acidentes” -desgostos, doenças, fracassos e crises financeiras que o tornaram mais forte ou lhe ensinaram a ter compaixão. Vai ver ”desastres” que, em retrospectiva, com toda certeza faziam parte de um esquema maior. Pode ter a sensação de haver aprendido uma série de lições, precisamente na ordem correta. Pode sentir que uma coisa sempre levou a outra.

No começo, é difícil ver os desastres em perspectiva. Há um intervalo, no qual insistimo sem dizer a nós mesmos: ”Isso não faz parte do script aprovado - lamento, meu Deus, mas cometestes um grande erro!”. Demora uns seis meses para descobrirmos que ser demitido fazia realmente parte de um plano! O universo é um professor paciente e persistente.

Observe os sinais, e a vida decorrerá com relativa suavidade. Mas basta dormir ao volante e ”bumba!” - você atrai uma importante experiência didática: uma falência, um divórcio, um ataque cardíaco. Fred podia argumentar: ”Não há nenhum caminho pré estabelecido na vida. Todo mundo tem de estar em algum lugar em algum momento”. À medida que expande sua consciência, pode ser que ele note seu próprio currículo a desdobrar-se.

ENTÃO, ONDE ESTÃO MINHAS PRÓXIMAS LIÇÕES? Em geral, bem diante do seu nariz - e com freqüência nós sabemos exatamente quais são, e esperamos conseguir evitá-las!

O UNIVERSO NÃO TEM FAVORITOS. Seu sucesso e sua felicidade dependem de leis e princípios naturais - e de como você os usa.

Fonte: Andrew Matthews - Extraído do livro Siga o seu coração

Gostou? Quer ler mais?

http://pt.scribd.com/doc/50880875/siga-o-seu-coracao

2 comentários: