sexta-feira, 1 de abril de 2011

● Picuinhas, fofocas

Fofocas, picuinhas ou qualquer forma de destilar o veneno antigamente eram tidas como privilégio ou assunto exclusivo de mulheres. Hoje em dia, muitos homens estão se sobressaindo melhor do que as mulheres nestes assuntos, inclsuive no ambiente de trabalho.

A fofoca pode comprometer a pessoa lesada, arruinando a sua moral e a sua integridade, assim como levar o propagador a perder o emprego. Geralmente, os principais motivos da fofoca são a inveja, o despeito, a intriga, a maledicência e o desejo de vingança, além de vários outros sentimentos negativos.

Como passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, é normal desabafarmos particularidades, assuntos pessoais, íntimos, familiares ou até mesmo de ordem profissional com alguns colegas.

Confiamos a eles um comentário, um ponto de vista ou uma opinião ingenuamente, num momento de descontração, mágoa, nervosismo ou estresse. De repente, o assunto se torna público, certamente distorcido. Quem conta um conto, aumenta um ponto.

As conseqüências, além de sérias, desastrosas e dolorosas, podem ter um final infeliz, podendo colocar vítima e agressor frente a frente para esclarecimento dos fatos, seja num tribunal, numa delegacia, num hospital ou até num cemitério, pois há quem perca o controle e queira fazer justiça com as próprias mãos!

Manter o autocontrole, a integridade, a serenidade, a compostura e o equilíbrio são pontos favoráveis para a vítima deste tipo de problema, que deve ser cortado pela raiz. O assunto deve ser tratado de forma racional e com delicadeza, não devendo ser ignorado, tendo em vista que a moral e conduta estão sendo lesadas.

Quando sabemos quem é a fonte que propaga a fofoca, todo cuidado é pouco! Discutir ou partir para a agressão física só complica a situação, e podemos passar de vítima para agressor.

Caso a fofoca seja insignificante, mesmo sabendo quem foi a fonte, convém ignorá-la. Não disperse as suas energias! Somente fique mais atento e mais esperto: você pode estar incomodando por ser natural, espontâneo, franco ou sincero, ou seja, simplesmente por ser você mesmo.

Avalie a sua conduta e proceda conforme a sua consciência.


O Fofoqueiro

Tracemos o perfil da pessoa fofoqueira.
Geralmente são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada para elas tem uma razão nem um sentido positivo.

A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida alheia.

Uma pessoa fofoqueira é falsa e muito perigosa! Já diziam os mais antigos:

Se você deseja que o mundo saiba de um determinado assunto, escolha a pessoa certa, conte-lhe, peça segredo e ela se encarregará de divulgar tudo.

A fofoca chega até nossos ouvidos pelo próprio fofoqueiro, geralmente com as seguintes frases:

Já está sabendo da novidade?
Sabe da última?
Você não vai acreditar.

Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense:

Se alguém fala mal de algum conhecido para mim, quem me garante que quando viro as costas essa pessoa não estará falando mal de mim também?

Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase:

Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo?

Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo:

Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for fofoca sobre a vida de alguém, por favor não me conte, pois não me interessa!

Se fulana está tendo caso com beltrano, se o seu chefe tem uma amante, se siclano tem um jeito delicado de ser, cuide da sua vida! Não se envolva em fofocas e nem com os problemas da vida alheia. Cuide da sua vida, sempre pensando: não vi, não ouvi e não sei. O peixe morre pela boca; o homem também!

Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.

Como se anular diante de pessoas fofoqueiras, não participando de picuinhas?

SER PROFISSIONAL É SER IMPESSOAL!

Não se esqueça de que você é pago para trabalhar e desenvolver as suas funções profissionais dentro de um determinado período de tempo, portanto, não desperdice-o com assuntos que não sejam de interesse da empresa.

Se Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, certamente sua intenção era de que o homem ouvisse mais e falasse menos.


Fonte: Fofocas e picuinhas
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=3177
Imagens: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário