sexta-feira, 22 de abril de 2011

● O excesso e você

Espiritismo é caridade em movimento. Não converta o próprio lar em museu. Utensílio inútil em casa será de utilidade em casa alheia.

O desapego começa nas pequeninas coisas e o objeto conservado sem aplicação no recesso da moradia, explora os sentimentos do morador.

A verdadeira morte começa na estagnação. Quem faz circular os empréstimos de Deus, renova o próprio caminho. Transfigure os apetrechos que lhes sejam inúteis, em forças vivas do bem. Retire da despensa os gêneros alimentícios que descansam esquecidos, para distribuição fraterna aos companheiros de estômago atormentado.

Reviste o guarda-roupa, libertando os cabides das vestes que você não usa, conduzindo-as aos viajores desnudos da estrada. Estenda os pares de sapato que lhe sobram aos pés descalços que transitam em derredor. Elimine do mobiliário as peças excedentes, aumentando a alegria das habitações menos felizes.

Revolva os guardados em gavetas ou porões, dando aplicação aos objetos parados de seu uso pessoal. Transforme em patrimônio alheio, os livros empoeirados que você não consulta, endereçando-os ao leitor sem recursos. Examine a bolsa, dando um pouco mais que os simples compromissos da fraternidade, mostrando gratidão pelos acréscimos da Divina Misericórdia que você recebe.

Renovemos a vida constantemente, cada ano, cada mês, cada dia... O excesso de nossa vida cria a necessidade do semelhante. Ajude a casa de assistência coletiva. Divulgue o livro nobre. Medique os enfermos. Aplaque a fome alheia. Enxugue as lágrimas. Socorra os feridos.

Quando buscamos a intimidade do Senhor, os valores mumificados em nossas mãos ressurgem nas mãos dos outros, em exaltação de amor e luz para todas as criaturas de Deus.

Por André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Esta mensagem é perfeita para analisarmos o quanto contaminamos nossa energia e a do ambiente com apegos e estagnação.

Em artigo anterior, “Dicas de Feng Shui”, sugeri algumas atitudes que podem ser tomadas para melhorar a energia de uma casa. Não analisei o aspecto emocional que abordei no artigo “Construindo um Espaço”.

Procurava alguma referência para falar sobre o aspecto espiritual quando encontrei o texto acima. André Luiz foi muito feliz nas suas colocações resumindo de modo claro que somente uma atitude fraterna, ecológica e humanitária poderá melhorar a qualidade da energia pessoal, ambiental, comunitária e planetária.

Aborda um aspecto que deveria ser prioritário a todos que é a consciência do Todo Universal. O sofrimento do outro é o meu sofrimento, a minha alegria é a sua alegria. Somos todos Um.

Como diz Fagner “Não dá pra ser feliz..” com a dor alheia. Realmente não dá; só se nos refugiarmos no egoismo, indiferença e desamor.

Não queremos dizer que é preciso abrir mão de tudo. Podemos ter objetos bonitos, uma casa confortável, carros, etc... O que desequilibra é o excesso e o desejo compulsivo de querer sempre mais, esquecendo que o que nos sobra pode fazer bem àquele que tem falta.

Reparem as pessoas que transformam suas casas em museu. Elas congelam as suas emoções e atitudes, deixam de viver o presente e não conseguem vislumbrar um futuro. Não podem, pois todo o seu Chi está preso. A arrumação da morada torna-se, então, um exercício de libertação.

Arrumar, limpar, doar, transformar, gera um movimento circular de energia. Como quando jogamos uma pedra num lago formando um pequeno círculo que se expande criando um maior e assim sucessivamente.

Vamos refletir, incorporar e praticar, seguindo as orientações da Espiritualidade, dos mestres budistas, hinduístas, católicos, espíritas, de todas as egrégoras que há milênios nos orientam sobre o fluxo de energia do Universo.

Afinal, tudo nos é dado por benevolência divina, somos zeladores e não donos, portanto nossa responsabilidade é maior.

E você, já olhou a sua vida, sua casa, suas relações, seu trabalho? O que está sobrando? Como movimentar o que está parado? Onde você está? No passado, no presente ou no futuro?

Coloque-se em tudo o que conversamos, faça uma avaliação do que pode mudar na sua vida. Ouse, tenha coragem e aos poucos, nas pequeninas atitudes renasça.

Desejo a você muita Luz, Paz e Alegria.



Fonte: Somos todos um
Palavras de: Elizabeth de Fátima Souza
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário