quarta-feira, 30 de maio de 2012

A entrega

Entregar-se em confiança aos desígnios da vida é o grande desafio que temos a superar. Embora seja preciso plantar as sementes para que nossas conquistas possam se materializar, depois do passo inicial, a única atitude sábia é esperar.

Isto significa conseguir manter-se num estado de total relaxamento, sem qualquer angústia ou ansiedade, completamente confiante de que a existência sabe exatamente quais as nossas necessidades.

Quando ainda não alcançamos este estágio, a impaciência, a ansiedade e, muitas vezes, o desespero, constituem nossa unica realidade interior, sempre que almejamos algo.

Infelizmente, levamos muito tempo para perceber que esta energia, ao invés de atrair o que desejamos, acaba por torná-lo cada vez mais distante de nós. Isto acontece porque a vida responde com generosidade àqueles que confiam nela, que se mantém relaxados e receptivos às suas dádivas.

Precisamos compreender que tudo acontece no momento certo, quando as lições que temos a aprender tiverem sido finalmente assimiladas. A partir deste instante, começamos a testemunhar verdadeiros milagres, inesperados e surpreendentes.

Esta é, aliás, uma das melhores experiências da vida, ser surpreendidos pela satisfação de nossos desejos e necessidades, quando menos esperamos. O prazer e a sensação de plenitude que nos proporciona não tem preço.

Comecemos, então, o quanto antes, a cultivar a atitude da entrega, o fluir relaxado com o rio da existência. Quando este aprendizado amadurecer, o rio nos levará ao encontro de nosso verdadeiro ser.


"Deixe a vida acontecer, não tente forçá-la. E este é o segredo de toda a vida: ... felicidade, meditação, êxtase - todos eles vêm para você quando você está em um total relaxamento, com um humor profundamente simpático, numa atitude de amor para com a existência.

Quando você está no coração, eles vêm. Quando você tenta persuadi-los, e você pensa que a felicidade é algo como um direito, que você tem que persegui-la, as gaivotas da felicidade não descerão repentinamente. Elas vão dançar acima da sua cabeça - mas elas nunca vão descer para brincar com você, para mover-se com você, para pular e saltar! Não, elas nunca se tornarão um com você. Elas não vão descer em seu ser.

Sim, a felicidade é uma gaivota. A meditação também é uma gaivota. Êxtase é também uma gaivota.

A existência compreende apenas deixar acontecer. Se você está em um relaxamento, você irá alcançar. A existência pode lhe dar bênçãos infinitas, pode dar-lhe saciedade total, contentamento - você pode se tornar um Buda.

A existência está pronta para dar, mas você não está pronto para tomar - porque você está pensando em termos de como arrebatá-la. A existência dá-lhe como presente; você não pode roubar, você não pode vencer, você não pode alcançar.

...Tudo o que é belo é como gaivotas. Lembre-se: nada deve ser feito. A festa já está pronta, você foi convidado. Você pode entrar a partir da porta da frente. Mas você é um tolo, que está tentando entrar na parte de trás da porta - e na existência não há porta de trás.

Você está tentando entrar como um ladrão. A porta da frente está aberta para você, o anfitrião está aguardando nos degraus para recebê-lo - e você está tentando entrar pela porta dos fundos como um ladrão.

A vida não tem portas traseiras. Você não pode roubar a vida... A vida dá e dá infinitamente, incondicionalmente. Deixe as gaivotas descerem e brincar com você, e demorar-se com você na praia. Tudo está pronto. A festa, o anfitrião - tudo está pronto, apenas esperando você entrar pela porta da frente.

Esforço não é necessário - o esforço é pela porta dos fundos. Sem esforço é necessário... A felicidade não é um direito, você não pode persegui-la.

Você tem que convencê-la. É como uma mulher tímida: você tem que cortejá-la, indiretamente.

...Deixe a vida acontecer, não tente forçá-la. Através do fazer, só as coisas inúteis são alcançadas, através do não-fazer - tudo que é belo, tudo o que é sagrado, tudo que é divino".


Mensagem de: Osho - Um homem que amava as gaivotas

Por: Elisabeth Cavalcante - (Stum)


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário