domingo, 8 de janeiro de 2012

Traição! Como lidar?

Grande causa de conflitos e sofrimentos nos relacionamentos: Sentir-se traído.

Seja qual for o tipo de relacionamento como o pessoal, profissional, afetivo e até mesmo se sentir traído em sua confiança em um candidato ou nas leis de um país, a sensação de surpresa, frustração e aparente impotência diante do quê, ou de quem pensamos ter sido nosso algoz, é horrível, sem dúvida.

Nada pior do que se sentir vítima, injustiçada!

Mas é exatamente essa posição e sentimento, o de sermos vítimas é que nos coloca na pior posição possível, que é a posição de falta de poder, de que o outro seja muito mais forte do que nós, afinal, foi capaz de em um único gesto, nos derrubar completamente.

Mas se conseguirmos nos colocar de outra forma para nós mesmos, ou seja, se conseguirmos mudar um único pensamento, que é o que vai mudar nossa posição, veremos que não fomos nós, pessoas, eu, quem foi traído e sim, nossa confiança e expectativa. Vamos entender o que parece ser uma sutil diferença de formas de pensar, que faz toda diferença!

Quando falamos: "Eu fui traído!" Trazemos o sentimento e os pensamentos para um nível individual, pessoal, que invalida o EU, a personalidade, pois o EU como sou, foi traído, invalidado, desrespeitado! Desrespeitaram meu EU! E sendo assim, realmente fica muito difícil lidar! Nosso eu, nosso ego, significa para a maioria de nós, tudo o que somos!

Então, pensar: "Eu fui traído", é um pensamento que invalida TUDO o que SOMOS! É um pensamento que sem dúvida, nos deixará sem opções, já que o EU não teve o respeito do outro. Nos sentimos invalidados em nossa essência, em nosso EU!

Mas se nos colocarmos na posição correta diante de uma sensação de traição, que seria o pensamento de: "Minha confiança e minhas expectativas com essa pessoa, foram frustradas", isso muda tudo em nossa visão! Não foi todo nosso EU que foi invalidado, mas sim, alguns pensamentos e expectativas que tínhamos na direção de uma pessoa! E isso nos dá o poder de analisar e entendermos que tipo de pensamentos e expectativas tínhamos. Não temos que analisar e mudar todo o nosso eu! Temos que tentar entender QUAIS foram nossas expectativas e o quanto estavam altas demais em relação a pessoa que as frustrou!

Normalmente julgamos os outros por nós mesmos, sem percebermos, e é isso o que pode nos frustrar!

Se nos achamos justos, por exemplo, esperamos isso, essa mesma visão do que seja justiça de todos! Mas não observamos e conhecemos o outro de verdade e assim, não observamos que o outro pode ter uma noção diferente do seja ser justo! E se esperamos do outro, reações iguais as nossas, vamos nos frustrar, com certeza! Cada pessoa sente e reage de uma forma muito particular e às vezes o que esperamos do outro não condiz com o que o outro está sentindo ou possa ser!

Então, pensar a respeito de QUAL a expectativa que tínhamos e que se mostrou errada, pois o outro não pode realizar essa nossa expectativa, nos dá o poder de ver a verdade de nosso pensamento e o quanto estávamos exigindo do outro, talvez muito mais do que esse outro pudesse dar. Podemos analisar se o outro poderia ser e se comportar exatamente como gostaríamos e se acaso descobrirmos em nossa análise que tivemos expectativas altas demais, podemos entender que o outro não tem tanto poder assim! Ao contrario, é uma pessoa comum, que tem suas falhas e suas dificuldades e podemos entender melhor o que aconteceu.

Outro ponto importante é tentarmos perceber qual é nossa parcela de responsabilidade no evento. Nada acontece sem que tenhamos participado, nos omitido de alguma forma, ou não tenhamos enxergado o outro de verdade!

Ouvimos essa pessoa? Enxergamos essa pessoa? Valorizamos essa pessoa demais ou de menos? Nos omitimos? Mudamos para pior sem percebermos e deixamos de ser a pessoa que éramos? Entendemos quem é de verdade essa pessoa e como sente ou age? Sabemos qual era a expectativa que essa pessoa também tinha a nosso respeito? Frustramos essa pessoa sem percebermos? Tentamos um diálogo verdadeiro ou quando tentávamos conversar nós apenas criticamos essa pessoa sem parar? Criamos expectativas e fantasiamos a realidade? Agimos de forma verdadeira para podermos exigir verdade do outro?

Tudo isso são pontos importantes para observarmos e sairmos da posição de vítimas, pois não existem vítimas! Ninguém nos faz de vítimas sem que haja nossa permissão de alguma forma!

Não permita se sentir vítima de nada nem de ninguém, pois ninguém tem esse poder! Não dê esse poder a ninguém! Nem mesmo a si! Mude a forma de ver a questão, que tudo mudará e seu poder de mudar e sua auto-estima serão restituídos!

Você pode perdoar qualquer pessoa, desde que perdoe a si mesmo também por suas falhas e queira ver e viver dentro da verdade.

Você tem o poder de escolher com quem e como vai viver sua vida, mas precisa ser sempre dentro da verdade.

Ver a verdade de nós mesmos e do outro, nos liberta!

Envolva-se no sentimento de amor e proteção, pois esse é o sentimento que nos liberta da insegurança. Deixe que seu coração se complete, se encha do mais puro amor e autoconfiança! Ame-se! Você é um ser muito, muito especial, porque é único e o amor universal o protege! Abençoe sua vida e seus relacionamentos, pois tudo à sua volta é ensinamento! Aceite com amor esse ensinamento e mude sua vida para melhor!

Fique em paz, no amor e na divina perfeição que somos todos nós, almas divinas!

Com amor muito carinho,



Por: Vera Calvet
Fonte: http://www.rashuah.com.br/textos_ajuda/traicao.htm
Imagens: google.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário