domingo, 13 de novembro de 2011

Personalidade e Emotologia

Todos têm personalidade, mas nem todos têm personalidade que se destaca ou mesmo personalidade forte.

A palavra personalidade vem do latim persona (Pronuncia-se /personal/), “pessoa”, a qual, por sua vez, é formado de per, “através de” e sonare (Pronuncia-se /sonare/), “soar”, de modo que “persona” era a máscara que os atores usavam para ampliar a voz de modo que ficasse audível na platéia. Persona adquiriu, então, a idéia de aumentar as características de e, assim, a personalidade é uma qualidade ou conjunto de qualidades que se destacam, de modo positivo ou negativo.

O que nos interessa aqui é a personalidade positiva, assertiva, determinada, como adquiri-la e mantê-la. Lembremos que o pressuposto básico da Emotologia é: a atitude da pessoa perante a vida depende do estado do Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE) no cérebro dessa pessoa; assim, quando a pessoa sabe o que quer, quando tem projetos de vida que vão sendo substituídos por outros à medida que são concretizados, quando a pessoa é determinada, isto é, quando acredita firmemente que vai atingir os resultados, isso parece aos outros como personalidade forte.

Afinal, o que é personalidade forte? O que nós chamamos de atitude é exteriorização do estado do SAPE por meio da postura corporal, dos gestos, do andar, da voz, do olhar etc. É por isso que se fala em “olhar inteligente”, “olhar maroto”, “olhar inquisidor” etc. A voz e o olhar são os maiores reveladores do estado do SAPE.

É preciso firmar a individualidade, as características próprias independentemente do que os outros pensem ou censurem. Assim, para adquirir e manter uma personalidade forte é preciso definir, isto é, estabelecer os limites do que quer conseguir e focar seus interesses na transformação dos objetivos em resultados. Na verdade, devemos partir das imagens mentais emotizadas dos resultados, concretizadas pelos sentidos da mente para termos uma personalidade forte.



Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário