Por isso a seguir passo três exercícios de foco, que podemos praticar para quem tem dificuldade de foco poderem praticar e ter melhores resultados em tantas outras coisas da vida.
Foco Mental é estar presente naquilo que está acontecendo exatamente agora com você. Nossos pensamentos vem aos milhares. Parecemos polvo. Braços inúteis que geram uma imensa dispersão. Devemos ter 2 braços: um pra pensar e um pra fazer. Importante ter determinação e vontade para se auto-disciplinar (disciplinar os pensamentos/sentimentos).
Em todo foco mental há 3 estágios:
1 - meditação (ensimesmar-se) - conhecimento e atenção na respiração
2 - atenção - naquilo que se está fazendo (costumamos nos dispersar, com vários pensamentos).
3 - contemplação - olhar sem julgamento (combate o julgamento e abre o coração para agradecer tudo que existe)
Exercícios de Foco Mental Estes exercícios do foco mental são simples de executar, mas requerem uma determinação, uma serenidade e uma constância. Todos exercícios são extremamente importantes. Todos tem seu significado, sua serventia. Os exercícios devem ser realizados durante 3 dias, ou serem contínuos para trabalhar a intuição.
Simplesmente deixar os pensamentos irem quando vierem durante a realização dos exercícios. Reservar um local e uma hora.
EXERCÍCIO DA VELA
Neste exercício há uma diminuição gradual da frequência das ondas cerebrais, onde se abre a possibilidade de colocar algo diferente.
Pré-Exercício:
A - Pegar uma vela e acender;
B - Sentar confortavelmente;
C - Prestar atenção na respiração
Exercício:
1 - Se concentrar na oscilação da chama da vela durante 5 minutos no mínimo (a vela oscila numa frequência menor que a nossa mente, então vamos diminuindo a frequência cerebral, abrindo espaço para outras coisas. Vamos nos integrando com a vela, quebrando a ilusão da separatividade)
2 - Fechar os olhos e continuar vendo a vela na mente (através do 3º. olho)
3 - Recitar alguns mantras, com sons, num ritmo (ex: força, foco e fé, ou repetir qualquer palavra que faça parte daquilo que você quer focar e trazer para sua vida: por exemplo paz, paz, paaaazzzzzzzzzzzzzz.)
4 - Fazer uma única afirmação (ex: eu compro meu carro, ou sou muito rico, eu me amo, eu sou saudável)
5 - Movimentar os braços no ritmo da vela, prestando atenção na respiração ou fazer movimento pendular com o corpo.
PS: em momentos de muita tensão para uma rápida concentração respirar fundo colocando os braços pra cima e soltar.
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
A respiração é fundamental para o controle mental! Respiração é o equilíbrio que temos entre nosso corpo, mente e espírito. Respiração no traz para o presente, aumentando a concentração. Esse conjunto de exercícios serve para prestar mais atenção em si.
Exercícios
1 - Prestar atenção na respiração (sem forçar, mais importante do que respirar fundo é prestar atenção na respiração. Atenção plena. Deve ser desenvolvido no dia-a-dia fazendo várias vezes por dia durante vários dias.
2 - Respiração abdominal (pela boca)- Com as mãos em cima do abdômen comprimir o abdômen, soltando o ar pela boca e relaxa puxando o ar aumentando o ritmo até ficar bem acelerado. (ajuda muito antes de qualquer exercício de concentração)
3 - Respiração em 4 tempos ( respirar normalmente) 4X - Inspira (4 tempos, conta mentalmente até 4) pelo nariz, segura (4tempos) e expira pela boca (4 tempos).
4 - Respiração que intercala as narinas. 4X - Segura uma narina e inspira pela outra narina, aperta a outra narina e expira pela outra narina, ai inspira por essa narina e solta pela outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário