domingo, 9 de agosto de 2015

Pais ausentes



Quer ser Prosperar? Quer ser feliz? Perdoe seu Pai

Boa parte dos nossos conflitos emocionais surgem da nossa relação com os pais. Acredito que isso não seja nenhuma novidade. Mas por que surgem esses conflitos? Porque os nossos pais também guardam conflitos mal resolvidos com nossos avós, e acabam passando, de forma inconsciente, seus problemas para os filhos através de exemplos, atitudes e palavras.

Se os nossos avós têm problemas de autoestima, se sofreram problemas de rejeição, ou se têm qualquer tipo de questão emocional, é claro que isso irá afetar a relação com os nossos pais.

Os nossos avós, por sua vez, também tiveram lá suas questões com os nossos bisavós. Os nossos bisavós influenciam os nossos avós, que influenciam nossos pais, que nos influenciam. E eu, você, iremos passar boa parte da negatividade adquirida que veio das gerações passadas para os nossos filhos, que por sua vez, irão passar para seus filhos...

Creio que deu para perceber a dimensão maior e mais profunda dos problemas que carregamos e que vão passando de geração em geração.

Temos uma imagem dos pais como seres que têm o dever de ser maduros e responsáveis. Essa é a nossa ótica na perspectiva do filho. E nessa perspectiva, é como se fôssemos crianças. Uma parte de nós, cobra dos nossos pais coisas que eles deveriam ter feito ou que deixaram de fazer, o carinho e a atenção que não recebemos da forma que queríamos etc.. No entanto, não vemos que nossos pais também são filhos. Sabemos disso racionalmente, mas não conseguimos enxergar isso em uma dimensão mais profunda, nos colocando no lugar deles de forma verdadeira.

Por: André Lima

Perdoar

Perdoar sempre faz bem, não a quem perdoamos mas a nos mesmos. O perdão vem da nossa vontade e o perdoado nem precisa saber. Tem gente que pensa que perdoar e cair um nos braços do outro e tudo vira uma maravilha. Perdoar não quer dizer que vamos começar a tratar com carinho, conviver com a pessoa. Aqueles sentimentos de raiva devem ir-se com o perdão e passamos a ser livres. Podemos passar a tratar o outro com respeito e compreensão como a qualquer ser humano. No perdão não deve entrar cobrança, explicações e lembranças do passado.


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário