sábado, 23 de maio de 2015

Amar não é afundar com quem não quer melhorar

Diante de alguém que precisa de ajuda, ninguém consegue ajudar se a própria pessoa que precisa não quer ajuda.

Mude seu conceito. Uma relação de amor não incluí essa obrigação de ser responsável por alguém e pelas suas más escolhas. Quanto mais você insistir nesse conceito de ser responsável por quem ama, mais você vai se sentir sufocado e impotente, dois sentimentos que servem para te dizer que seu limite nessa relação já foi ultrapassado.

Por incrível que pareça até para amar existe um limite, senão adoece… Adoece porque se transforma em sacrifício, e onde surge sacrifício a conta costuma ser alta e cobrada em forma de manipulação, controle e até da exploração.

Todos temos responsabilidades com quem amamos, mas não somos responsáveis pela vida que eles escolhem viver.

Amar não é afundar junto com quem não quer melhorar. Amar é olhar nos olhos de quem quer se afundar e dizer algo assim: “se você não quer meu amor e se ele não é útil ou suficiente a você, então me desculpe eu tenho a minha vida para cuidar.” “Eu não vou lhe apoiar em sua escolha, não conte mais com as mesmas facilidades que antes eu lhe favorecia.”

É necessária a coragem para amar. Coragem de colocar seus limites dentro da relação e deixar claro o “risco da perda”, isto é, de que a pessoa pode também te perder se não fizer por onde merecer-te. Amar é ter postura firme e retirar as vantagens ou as facilidades concedidas à pessoa amada, quando ela não responde e nem quer responder pelos bens afetivos ou mesmo materiais a ela oferecidos.

E, quando você for firme e transparente com quem ama, se te chamarem de egoísta ou frio, fique claro que egoísta é quem só pensa em si da pior forma possível e ainda acha que todo o mundo tem que se adaptar às escolhas infelizes, de quem deseja transformar a vida em tragédia ou somente obter vantagens sem nada oferecer em troca.

Você vai sentir uma certa dose de culpa ao assumir em sua conduta que há algumas pessoas queridas de suas relações, que necessitam de limites e corretivos, e que, para isso, você iniciará uma ação de estabelecer condições nessa relação. Amar, definitivamente, não pode continuar tendo esse conceito cultural enfermo de que “quanto mais se ama, mais você tem que fazer pelo outro”. Amor é parceria, e parceria de verdade tem que ser boa para os dois ou para todo um grupo envolvido pelo afeto e pelos vínculos. Em alguns casos, ao invés de dar você terá que retirar, sair, ter novas estratégias na relação… Enfim… Mudar a forma de amar…

Amor cura e liberta, e não incluí você fazer parte da tragédia de quem escolheu afundar. Se você não está dando conta de mudar os rumos, peça ajuda para você. Quase sempre quem tem alguém que ama e está pessoa decide por caminhos infelizes, quem vai precisar de ajuda é você que não sabe o melhor modo de agir diante das loucuras de seus amores sem acabar com sua própria vida.

Fonte: http://wanderleyoliveira.com.br/amar-nao-e-afundar-com-quem-nao-quer-melhorar/




Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário