sexta-feira, 22 de maio de 2015

A mecânica do pensamento

Todo o dia e toda a noite estamos pensando uma infinidade de coisas diferentes. Passa por nossa mente um tipo de filme sem nexo. Entre tantas idéias diferentes, paramos para contemplar, examinar ou estudar umas mais que outras. Por que? Por que estas estimularam nossos sentimentos.

Nos produziram um sentimento de temor ou de antipatia, de simpatia ou de pena, um sentimento agradável ou desagradável, não importa. O fato é que por aquele sentimento a idéia nos interessa, à repassamos mais tarde, e talvez a comentemos com alguém. Isto é meditar, e, o que assim se medita passa ao subconsciente e se grava.

Uma vez que a idéia se grava no subconsciente, se converte em um “reflexo”. Você sabe que quando o médico bate com algum objeto no seu joelho, sua perna pula; pois ele tocou em um ponto sensível e você reagiu. Desta mesma forma, cada vez que acontecer na sua vida algo referente à uma das idéias que estão gravadas no seu subconsciente, o reflexo reage na forma exata em que foi gravado.

Você adota uma atitude de acordo com o sentimento original, que sentiu quando pensou pela primeira vez naquela idéia. Os metafísicos denominam isto de “conceito”, ou seja, uma crença, uma convicção. O subconsciente não discerne. Não decide nada, não opina, nem pensa por ele mesmo. Não tem poder para protestar, não tem vontade própria. Estas não são suas funções. Sua única função é de por em ordem o reflexo que lhe foi dado. Ele é nesse sentido, um maravilhoso arquivista, secretário, bibliotecário automático que não descansa, nem falha jamais.

Também não tem sentido de humor. Não sabe quando uma ordem foi dada por brincadeira, ou a sério. Assim, por exemplo, se o seu nariz é um pouquinho grande, e você para fazer graça, começa a chamá-lo de “meu nariz de batata recheada”, o subconsciente que é um servidor exato, não tem senso de humor, e somente sabe obedecer incondicionalmente, portanto, utilizará todos os meios para executar a ordem que você lhe deu com as suas palavras e os seus sentimentos... e você verá seu nariz se parecer cada vez mais com uma batata recheada.

A palavra metafísica quer dizer “além do físico”, ou seja, a ciência que estuda e trata de tudo o que está invisível aos sentidos físicos. Te dá a razão de ser de tudo o que não compreendemos; de tudo que é misterioso; de tudo o que não tem uma explicação evidente; e é exata, como você comprovara a medida que leia este livro.

Você lembra a primeira vez que ouviu a palavra catarro? Não lembra não é? Você era muito pequeno. A palavra foi dita pelos mais velhos, que te ensinaram a temê-la. Pela repetição te fizeram compreender, falaram para que você não molhasse os pés, que não tomasse corrente de ar, que não ficasse perto de quem tinha catarro, por que senão você pegaria, etc, etc. Tudo isso foi se gravando no seu subconsciente e formando um reflexo. Você jamais teve que lembrar as advertências dos mais velhos. O dano já estava feito. Daí para frente, seu subconsciente te dá o catarro (o melhor que ele possa te presentear), cada vez que você tome uma corrente de ar, ou molhe os pés, ou chegue perto de um “catarrento” ou cada vez que ouça dizer que anda por ai uma epidemia de gripe ou de catarro.

Por culpa dos mais velhos, pelo que você escutou dizer, pelo que leu nos jornais e nos anúncios, no rádio e televisão, e acima de tudo porque ignora a verdade metafísica da vida, você aceitou estas idéias erradas e, elas se converteram em reflexo, que agem sem a sua premeditação, automaticamente, e são a causa de todos os males de sua vida. Você tem um carregamento enorme de idéias dos outros que, afetam todos os departamentos de sua vida, de seu corpo, de sua alma e mente. Preste atenção, se você não tivesse aceitado; se pelo direito que te dá seu livre arbítrio de escolher, aceitar ou recusar, não tivesse aceitado o negativo, não existe germe ou vírus, nem poder no mundo que pudesse atacar, nem convencer o seu subconsciente para atuar de forma contrária ao que você lhe dita.

Sua vontade, negativa ou positiva, é o imã que atrai até você os germes, as circunstancias adversas ou as boas. Como já dissemos, sua atitude negativa ou positiva ante os fatos é que determinam os efeitos para você.

Fonte: Do livro "Metafísica 4 em 1
De Conne Méndez
http://www.fundacao-metafisica-activa.com/livros/Metafisicaportugues.pdf


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário