terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Desculpe, mas eu sou sincero!

Sinceridade, dizer o que pensa, onde não há engano, hipocrisia ou fingimento. Colocar para fora aquilo que está guardado dentro de nós. Grande qualidade é a sinceridade, a franqueza do ser humano. Como dizia Oscar Wilde: "Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal". Cito essa frase para levantarmos uma questão importante: Qual o... limite separa a sinceridade x grosseria?

Grosseria seria expressar-se com descortesia, com indelicadeza. O sujeito grosseiro é sincero? Dizer o que pensa a qualquer custo, sem pensar nas consequências, poderia ser considerado sinceridade?

Na maioria das vezes sim, o sujeito grosseiro é sincero, porém sinceridade e grosseria não deveriam caminhar juntas, pois nem todo sincero é grosseiro. Vejo muitas pessoas sendo extremamente grosseiras sempre me dizendo "desculpe, mas eu sou sincero!"; então eu fico imaginando, e se cada um falar o que bem entender, desde que esteja sendo "sincero"?

Se estivessemos falando de equações matemáticas, eu diria que "sinceridade - grosseria = assertividade". Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a Não violar o direito das outras pessoas. .

Devemos saber que nosso direito termina, quando começa o direito do outro. Por mais que sejamos honestos, francos, sinceros, não podemos sair por aí agindo da forma como bem entendermos, achando que estamos amparados e protegidos por opiniões sinceras. Todos tem a sua verdade; eu tenho a minha, você que me lê, tem a sua. As divergências são naturais, cada um pensa de uma forma, e que bom que é assim. Imagina um mundo onde todos fossem exatamente iguais? Devemos então respeitar o próximo, sermos honestos, sinceros, mas com o cuidado de não ferir o outro.

Minha resposta é: "Desculpe, mas isso é grosseria. Tenha mais educação e respeito, obrigado!"


Victor Neves
Imagens: google.com


Um comentário:

  1. Tbm acho!! Devemos usar sinceridade mas sem ferir os sentimentos alheios. Cda um pensa de uma maneira.

    Saúde,paz


    Ro

    ResponderExcluir