segunda-feira, 30 de julho de 2012

Antes do que é certo ou errado vem o entendimento

As pessoas, de uma forma geral, se preocupam em fazer julgamentos sobre o que está certo e o que está errado, mesmo antes de entender outros pontos de vista que complementam a visão do contexto em questão.

Cada um, a sua maneira, acaba por se posicionar e pode direcionar uma decisão que seja incoerente com a realidade e por conseqüência não ser bem sucedida.

E é interessante observar como cada um lida com isso:

◕ Há os que anseiam por estar certos e, portanto, consideram a sua verdade com “a” verdade absoluta.

◕ Há os que temem estar errados e, portanto, se posicionam em concordância com o lado que parece mais forte ou que “bate o pé” com mais veemência.

◕ Há os que querem se livrar o mais rápido possível e por isso adotam o seu veredicto como final, sem antes avaliar o passado e o presente do que afirmam e até mesmo do que conhecem.

◕ Há os que fazem de conta que não é de sua responsabilidade se posicionar e, portanto, disponibilizam-se a seguir o que ficar “acertado” no final.

◕ Há os preferem não enxergar os outros pontos-de-vista, pois podem lhes ser desfavoráveis e, portanto, preferem não prolongar os processos, mesmo que seja necessário.


Há os que pretendem mudar os outros e caso não aconteça o problema é dos outros.

◕ Há os que defendem interesses diferentes do contexto e sentem-se pressionados e em cumprir o seu dever como profissionais.

◕ Há os que nem sequer querem fazer parte.

◕ Há os que preferem entender porque os outros se posicionam da forma como se posicionam e partir disso, agir.

São muitas a possibilidades de posicionamento, sem dúvida, pertinentes se avaliadas a partir do “penso” de cada uma das partes.

E este é o segredo do entendimento.

Perceber o quê cada parte pensa e como age para entender o rumo de uma discussão, de uma argumentação, de uma decisão.

É fundamental para você definir o mapa estratégico do contexto onde não há certo ou errado. Há lados diferentes que precisam ser compreendidos e decantados.

Este é o desafio de quem busca o entendimento.

Dispor-se a entender os outros em primeiro lugar e entender porque algumas questões, por mais insignificantes que pareçam, definem o “norte” das grandes decisões.

No mundo dos negócios, cada vez que você estiver disposto a entender, deixa de lado a questão de estar certo ou errado, de ser certo ou errado, passando a enxergar o que os detalhes lhe apontam.

É uma tarefa complexa “usar o sapato dos outros”, porém absolutamente necessária quando se quer agregar.

Se dê a chance de compreender.

E entenda que o mais importante é você realizar o constante exercício de se colocar no lugar dos outros.




Fonte: baguete.com.br /por: Sílvia Somenzi

Imagens: google.com

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