sábado, 18 de maio de 2013

Sistema Digestivo pela visão da Metafísica



Os alimentos que o homem ingere proporcionam substâncias necessárias para a manutenção do metabolismo orgânico e fornecem nutrientes para as atividades musculares, sendo indispensáveis ao desenvolvimento físico e mental. O processo mecânico da digestão inclui a mastigação, deglutição e os movimentos musculares do estômago e do intestino. Metafisicamente, a digestão está relacionada à razão e ao processo usado pelo racional para “digerir” o que vem de fora, ou seja, a forma com que lidamos com as situações concretas do mundo físico. Somos nós que determinamos se uma digestão será boa ou má. Quanto mais complicada e demorada essa aceitação, pior será sua digestão. Esses limites estão diretamente relacionados ao processo digestivo. Algumas pessoas, ao se julgarem fracas por não aguentar processos difíceis do cotidiano, terminam por alimentar-se mal, privando o organismo de vitaminas e proteínas necessárias para a manutenção de um corpo forte e saudável. A alimentação pode interferir também no emocional do ser humano. No caso de agitação e/ou nervosismo (considerados sentimentos quentes), recomenda-se a ingestão de alimentos frios. Um fato curioso a ser considerado na digestão refere-se ao estreito vínculo entre a personalidade do indivíduo e sua preferência ou recusa por determinados alimentos.

Encontramos nos hábitos diários a expressão da personalidade, sendo a alimentação um hábito corriqueiro que revela importantes características da pessoa. Doce simboliza o amor.

Essa necessidade interior faz surgir o desejo constante de ingerir doces. Não raro essa situação ocorre com os adultos, revelando a falta de amor por si, ao passo que a total aversão por doces representa não-aprovação. O gosto por comidas com dose acentuada de sal revela tendências freqüentes e conflitos internos. O sal é o oposto do doce, revelando o comportamento nas pessoas que têm facilidade de se isolar do mundo e das pessoas. Uma vez que a fuga dos conflitos emocionais através da ação exagerada demonstra uma falta de habilidade em lidar com as emoções, o gosto pelo sal é a raiz dos problemas de pressão alta, o que revela uma perfeita associação com esse padrão de comportamento. A condição de ser muito racional e pensar demais nas situações sociais e financeiras, distanciando-se dos sentimentos, desperta o desejo de comidas salgadas e bem condimentadas.

Preferência por alimentos em conservas e defumados revela personalidade conservadora e moralista. A opção pelo uso de comida sem tempero e sem sal reduz os estímulos das glândulas salivares e as pessoas que fazem opção por dietas espontâneas, com alimentos assim, demonstram o desejo de se pouparem de todas as novas impressões. A opção pessoal por esse tipo de alimentação retrata o medo de lidar com os desafios da vida, temendo qualquer confrontação. A preocupação excessiva é um dos fatores que causam os problemas estomacais. O pão provém do trigo. Este simboliza a fertilidade, e a cor vermelha do molho representa vitalidade. Assim sendo, essa preferência demonstra o desejo de desenvolver vitalidade interior. A preferência por castanhas, que são o cerne de algumas sementes, retrata a personalidade das pessoas que querem chegar ao âmago das situações e com isso vivem arrumando problemas.


Metafísica da Saúde; Valcapelli & Gasparetto


Imagens: google.com


Um comentário:

  1. eu pedi para falarem sobre o sistema digestivo das borboletas se é que tem e eles falam sobre o nosso

    ResponderExcluir