domingo, 1 de maio de 2011

● O astral de sua casa (Egrégora)

Entre 1348 e 1353, metade da população do mundo europeu morreu pela Peste Negra, muita gente culpou os judeus pelo terrível ocorrido. E apesar do Papa ter dito várias vezes que os judeus nada tinham a ver com a peste, milhares de Judeus foram expulsos de suas terras.

Quase 700 anos mais tarde o mesmo episódio se repetiria, judeus torturados e despojados de suas posses fugiriam e se refugiariam na Polônia.

O que faz com que certos lugares repitam suas histórias? Será que ela ficaria gravada no seu solo, em suas construções, e essa energia de alguma forma contaminaria as gerações futuras? Ou será que esse local sempre esteve predisposto a essa energia?

Na verdade essa energia é chamada de Egrégora e é responsável pela maneira como nos sentimos. Ela também muitas vezes é responsável pela maneira como agimos.

Algumas definições são bastante enfáticas sobre a definição de Egrégora: "Palavra que se tornou popular entre os espiritualistas, significa a aura de um local onde há reuniões de grupo, e também a aura de um grupo de trabalho"

Outras definições são mais exóticas: "Egrégoras são entidades autônomas, semelhantes a uma classe de "devas" que se formam pela persistência e a intensidade das correntes mentais realizadas nos centros verdadeiramente espiritualistas; pois nos falsos tais criações psicomentais se transformam em autênticos monstros, que passam a perseguir seus próprios criadores, bem como os freqüentadores desses centros".

Finalmente temos uma definição um pouco mais clássica: "Egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. A Egrégora acumula a energia de várias freqüências. Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a Egrégora para que ela incorpore às dos demais".

Um lugar é como uma pessoa, tem sua própria identidade, seu próprio humor, há lugares naturalmente ricos em energia e podemos sentir a diferença ao pisar em seu solo. Há outros em que a energia é sutil e nos sentimos bem nele.

Para conhecer a energia de um local basta sentí-la. E ficar atento a primeira impressão. Geralmente, é a mais verdadeira, pois é baseada na sua intuição imediata.
Há locais de trabalhos espiritualmente insalubres. São feios, velhos e cheios de ranço do passado. O problema é que as pessoas tendem a se acostumar com isso e a situação só choca quem acaba de chegar, que logo é encarado como antipático que exige demais e é cheio de frescuras.

A egrégora se realimenta das mesmas emoções que a criaram. Como ser vivo, não quer morrer e cobra o alimento aos seus genitores, induzindo-os a produzir, repetidamente, as mesmas emoções. Assim, a egrégora gerada por sentimentos de revolta e ódio, exige mais revolta e ódio. No caso dos partidos ou facções extremistas, por exemplo, são os intermináveis atentados. No das revoluções, freqüentemente, os primeiros líderes revolucionários a alcançar o poder passam de heróis a traidores. Terminam os seus dias exatamente como aqueles que acabaram de destronar (segundo Richelieu, ser ou não ser um traidor, é uma questão de datas). Já a Egrégora criada com intenções saudáveis, tende a induzir seus membros a continuar sendo saudáveis. A Egrégora de felicidade, procura "obrigar" seus amos a permanecerem felizes. Dessa forma, vale aqui a questão: quem domina a quem? Conhecendo as leis naturais, você canaliza forças tremendas, como o curso de um rio, e as utiliza em seu benefício.

Se esse local de Egrégora danificadora for a da sua casa, há uma série de medidas que você pode tomar para aliviar a Egrégora pesada do local, mas não sendo o lugar em questão, como mudar?


Você pode conversar com o dono do local pra ver se rola pelo menos uma mudança estética, como uma pintura, móveis novos, cortinas esse tipo de coisa. Isso resolve? Não, mas é um começo.

Pode ser que você consiga mudar a Egrégora do local simplesmente com atitudes assim, uma mudança movimenta novas energias. Mas pode ser que a Egrégora já esteja tão enraizada que ela não só se recusa a sair como ainda revida. É como se o ambiente inteiro se revoltasse! Coisas pifam, quebram, somem, as pessoas se estressam e o lugar logo parece feio, com infiltrações, manchas as vezes inexplicáveis. É por esta razão que muitos recomendam insensos, borifar as paredes com alfazema, muito Sol e ventilação.

Nesse caso quando a Egrégora revida, há duas saídas para a pessoa que não quer participar desse lixo. Ou ela se protege entrando numa bolha de energia saudável, ou ela desiste e procura um lugar que não tenha que brigar o tempo todo. É até possível viver em um ambiente ruim por algum tempo, com a devida proteção, o problema é que dá muito trabalho e é cansativo.

Nossa casa é um lugar sagrado. É onde deveríamos nos sentir seguros e protegidos. Infelizmente, nem todo mundo se sente assim. Muitas pessoas chegam diante de suas portas e dão um suspiro imaginando uma maneira de não dar o passo para dentro daquela casa.

Por isso sempre estamos acostumados a pintar a casa antes de entrar, para modificar as energias locais, ou egrégoras já firmadas.

Quero deixar registrado aqui que não querer entrar na própria casa não está certo e não é normal. Sua casa deve ser seu porto seguro. E tirando casos sinistros de casas assombradas até em sua fundação, não é muito difícil mudar a Egrégora de uma casa. O que geralmente atrapalha são seus habitantes. Todos nos fazemos uns pactos estranhos, malucos e freqüentemente reclamamos dos resultados.

Há uma hierarquia em qualquer casa. Nem sempre é você quem manda, às vezes é o pai, a mãe, a sogra, o tio, o filho. Se você é essa pessoa, poderá efetuar as mudanças que achar necessária, mas se não é, terá que usar sutileza e tato para efetuar as mudanças. Outro problema acontece quando as pessoas pertencem a outras religiões ou tem outras convicções, mesmo assim vale a pena tentar, pois você esta tentando tornar sua casa mais saudável e elevada para todos. O fato de várias pessoas se sentirem incomodadas em um lugar, ou uma, ou duas, já é um fator para os moradores conversarem sobre o assunto, pois ali há uma microcomunidade que procura uma harmonia familiar.

Mas as vezes só as mudanças na sua casa não resolvem, você deve considerar o bairro em que mora, a rua, dificilmente uma casa consegue ficar bonita por muito tempo numa rua de casas feias.

Há uma serie de coisas que podemos fazer para mudar a energia de um local, como a verificação pela radiestesia, e a mais conhecida técnica de harmonização: o FENG SHUI, onde detectamos os pontos de energia ruim e de energia boa e procuramos equilibrar esses pontos, com técnicas simples como mudanças de móveis, pintura nas paredes, sinos de ventos etc.

Dicas de Harmonização

Sujeira

Procure manter o local sempre limpo, não descuide da pintura. Evite lixo na cozinha pois ela é responsável pela prosperidade, saúde e sustento de todos na casa. A falta desse cuidado gera energia parada e estagnada.

Bagunça

Nem sempre é possível se livrar da bagunça, mas é preciso mantê-la sobre controle. A bagunça embaralha os pensamentos, arrumar tudo torna sua vida mais clara. A bagunça embaralha a sua visão, e confunde o seu sentido de percepção.

Coisas velhas e quebradas

Faça uma constante renovação de roupas, panelas, cacarecos em geral. Coisas velhas em demasia impedem a chegada de coisas novas. O novo precisa de espaço para chegar, o novo traz inícios, recomeços, oportunidades, novos prazeres e novos desafios, mas para isso tem que haver espaço, e o velho precisa deixar a nova energia chegar.

Pintura nova na mudança

Uma pintura nova na mudança ou em qualquer momento da vida de sua casa poderá movimentar as energias, uma dica é colocar um pouquinho de pó de enxofre numa quantidade de 10g/10litros na tinta.

Iluminação da casa e casa arejada

É sabido que a ação direta do Sol elimina bactérias, abra as janelas deixe a energia do SOl transmutar a energia da sua casa, com força e purificação. Há também a ação do elemento ar que entrará pelas janelas trazendo movimento, novas energias e novas possibilidades. A mensagem dos ventos amenizam as energias negativas.

Bibliografia consultada:
Harmonia na sua casa e na sua vida -
Phillipa Waring, Editora Kuarup
Coleção Mistérios do desconhecido-
A Casa Mágica -
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário