segunda-feira, 21 de março de 2016

Energias de Outono

Dia 20 de março é a chegada do OUTONO.

Nessa estação, a palavra é plenitude. Outono remete a uma época de reflexão e de profunda beleza. Suas paisagens inspiradoras – de folhas douradas e céus de cores incríveis – traduzem bem esse momento de nossa vida.

No outono da existência já não há a ingenuidade infantil ou o ímpeto incontido da juventude, mas há sabedoria acumulada, experiência e muita disposição para viver cada momento, aproveitando cada segundo.

“Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio”.

Uma olhada ao espelho nos mostra rugas, os cabelos que começam a embranquecer, mas também aponta a mente trabalhada pela maturidade, a conquista de uma visão mais completa sobre a existência. É a chegada do outono, os dias ficam mais curtos e mais frescos, as folhas e frutas começam a cair. Para alguns as perdas trazem sofrimento, a outros a oportunidade de se renovarem livrando-se dos preconceitos, assim como as árvores se livram das folhas secas.

O significado da palavra Outono é “tempo de ocaso”. Entre outras coisas, ocaso significa “pôr-do-sol, poente, decadência, declínio, ruína, fim, final, termo, morte”.

As noites estão mais frescas e os dias mais claros. Esta é a estação do ano que faz a ligação entre a luz do verão e a escuridão e vazio do inverno. Uma estação de equilíbrio, na qual a energia é propícia para nos livrarmos daquilo que não nos serve mais, em todos os aspectos.

Também é tempo de gratidão pelos frutos recebidos na “colheita” e de nos prepararmos internamente para o vazio do inverno. Livre-se das coisas que não usa mais, daquilo que está quebrado, daquilo tudo que não te desperta boas sensações.

FAÇA UMA FAXINA EMOCIONAL!

Liberte-se de pensamentos e sentimentos tóxicos, de relacionamentos e situações estagnadas, enfim…liberte-se! Visite parques, faça caminhadas leves, respire! Observe a mudança nas folhas, as cores e os sons desta estação.

REFORCE A IMUNIDADE COM FRUTAS DA ESTAÇÃO.

Coco, goiaba, banana, maracujá e tangerina, aliadas ao iogurte, são opções saudáveis e excelentes ingredientes para receitas de baixa caloria.

As frutas são essenciais para reforçar a resistência do organismo durante os dias mais frios, porém cada uma delas, abundantes no outono, tem características peculiares. “Seus nutrientes são fundamentais para a saúde. Esse alimentos são indispensáveis na alimentação do dia a dia e uma das principais parte de uma alimentação rica saudável”.

As frutas são excelentes opções para substituir doces. Isso porque a sacarose presente nestes alimentos saciam o desejo pelo açúcar.

Consuma de três a cinco porções diárias. Excessos sempre devem ser evitados, pois algumas frutas são sim calóricas e gordurosas.

A CHEGADA DO OUTONO E OS ESTADOS DEPRESSIVOS… TAMBÉM.

É frequente aumentarem os casos de depressão. Este fenômeno está relacionado com vários fatores, entre eles o regresso às rotinas, a mudança de hábitos, e sobretudo os dias mais curtos e escuros. As alterações da luminosidade desta época, influenciam os ritmos circadianos, ou seja, o nosso “relógio biológico interno”, relacionado com os ciclos de vigília e sono, temperatura corporal e apetite.

Estas alterações têm também influência no equilíbrio psíquico, pelo que estamos mais vulneráveis a sentimento de tristeza e frustração. A falta de luz e os dias mais curtos remetem para uma postura mais interiorizada, onde a energia é redirecionada para o mundo interno, favorecendo a reflexão e dando espaço para se fazer um balanço do momento atual e previsões futuras.

Estes estados, poderão ainda ser acompanhados de fadiga permanente. Mesmo que a pessoa tenha dormido horas suficientes, sente-se continuadamente cansada e num estado generalizado de sonolência. Estes sintomas podem mesmo estar associadas perturbações do sono e do apetite.

A ansiedade e a tristeza dominam, com progressiva perda de interesse pelas atividades que outrora davam prazer e com tendência para o isolamento.

O fato da depressão sazonal ser frequente, não significa que deva ser ignorada e nem que nos deixemos dominar pelo mal-estar. Quando mais tempo deixar passar, mais tempo “estará a dar” à depressão para se instalar.

ENFIM…É A CHEGADA DO OUTONO!

Por que não começar aquela tão anunciada reeducação alimentar?

Por que não aproveitar a baixa temperatura da estação, para praticar exercícios físicos?

Por que não aproveitar a melancolia da estação, para refletir sobre aqueles assuntos que você vai deixando para depois?

Acredito que o outono é uma estação propícia para arrumar as gavetas físicas e da alma.

Proponho a você hoje, faça um chá de ervas de preferência frescas, coloque uma música suave, relaxe e medite, o que fazer para ser melhor?

Você pode não ter sucesso na primeira tentativa, mas se persistir colherá grandes e transformadores resultados.

“Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem”.

Bom outono para você.

Walter Antonio –

🌾

Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário