quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vivendo com o diabo

Devil, a palavra inglesa para diabo, é muito bonita. Se ela for lida de trás para a frente, fica lived (vivido). Aquilo que é vivido torna-se divino e aquilo que não é vivido torna-se o diabo.

Só o que foi vivido se transforma em divindade. O que não foi torna-se veneno. Hoje você adia, e seja o que for que não tenha sido vivido por você é carregado nos ombros como um peso. Se tivesse dado vida a isso, estaria livre desse peso.

A Terra é linda. Se você começar a viver essa beleza, apreciando suas alegrias sem qualquer culpa no coração, estará no paraíso. Se você condenar tudo, toda pequena alegria, se você se tornar alguém que só faz condenações, que só envenena, então essa mesma Terra virará um inferno — mas só para você. Depende de você o lugar em que vive. Tudo é uma questão da sua própria transformação interior. Não é uma questão de mudar de lugar, é uma questão de mudar de espaço interior.

Lembre-se sempre deste princípio básico: se você lutar contra algo que é falso, será derrotado. O falso não pode ser vencido porque ele é falso! Como derrotar algo que é não-existencial? Não há jeito. O único jeito é levar luz e ver o que há ali.

A vida deve ser cercada de amor, não de medo. É o medo que cria a raiva. E o medo que acaba criando a violência. Você já observou? O medo é só uma forma feminina de raiva e a raiva é uma forma masculina de medo. O medo é uma forma passiva de raiva e a raiva é uma forma ativa de medo. Por isso você pode passar do medo para a raiva com muita facilidade, assim como da raiva para o medo facilmente. 􀁋􀁊

Às vezes, as pessoas me procuram e dizem: "Estamos sentindo muito medo." Eu digo a elas: "Vá e soque um travesseiro, fique furioso com ele."

Elas perguntam: "O que vai acontecer?" Eu respondo: "Simplesmente tente!" E uma revelação para elas. Quando socam o travesseiro com raiva de verdade, imediatamente o medo desaparece, porque a mesma energia se transforma e fica ativa. Ela estava inativa, então era medo. O medo é a causa básica do ódio, da raiva, da violência.

Eis a diferença entre emoções negativas e positivas: se você torna consciência de uma certa emoção e, pelo fato de tomar consciência, a emoção se dissipar, ela é negativa. Se ao tomar consciência de uma certa emoção você se tornar a emoção, se a emoção se expandir e passar a ser o seu próprio ser, ela é positiva. A consciência funciona de modo diferente em cada caso. Se a emoção é venenosa, você se livra dela por meio da consciência. Se ela é boa agradável, prazerosa, você e ela passam a ser uma coisa só. A consciência a aprofunda.

Então, para mim, este é o critério: se algo se aprofunda com a consciência, isso é bom. Se algo se dissipa por meio da consciência, isso é ruim. Aquilo que não consegue permanecer na consciência é pecado e aquilo que se desenvolve com a consciência é virtude. Virtude e pecado não são conceitos sociais, mas realizações interiores.

Com uma vida tão curta, com uma fonte de energia tão pequena, é simplesmente estupidez desperdiçá-la com tristeza, com raiva, com ódio, com ciúme. Aproveite a vida com amor, aproveite-a fazendo algo criativo, com amizade, com meditação. Faça com a sua energia algo que o eleve. E quanto mais alto for, mais fontes de energia estarão disponíveis para você. No ponto mais elevado da consciência, você é quase um deus. 􀁋􀁊

A consciência é necessária, não a condenação — e através da consciência a transformação acontece espontaneamente. Se você toma consciência da sua raiva, surge o entendimento. Basta observar sem julgamentos, sem dizer que aquilo é bom ou ruim, só observando em seu céu interior. Há um relâmpago, uma raiva, você se sente quente, todo o sistema nervoso se agita e estremece e há um tremor no corpo todo — um belo momento, porque quando a energia flui é possível observá-la com facilidade. Do contrário, você não pode observá-la. Feche os olhos e medite sobre isso. Não lute, só observe o que está acontecendo — todo o céu se enche de eletricidade, tantos relâmpagos, tanta beleza. Apenas deite no chão, olhe para o céu e observe.

Então faça o mesmo interiormente. As nuvens estão ali, já que sem nuvens não pode haver relâmpagos — nuvens negras, pensamentos. Alguém o insultou, alguém riu de você, alguém disse que você é isso ou aquilo... Muitas nuvens, nuvens escuras no céu interior, e muitos relâmpagos. Observe! E uma linda cena — é terrível também, porque você não a entende. E misterioso, e, se o mistério não é compreendido, ele é terrível. Você tem medo dele. E sempre que um mistério é compreendido, ele se torna uma bênção, uma dádiva. Agora você tem as chaves — e com as chaves você é o mestre. Você não "controla" isso — quando está consciente, simplesmente se torna um mestre.

A pessoa que nunca fica com raiva e que vive controlando sua raiva é muito perigosa. Cuidado com ela: ela pode matar você. Se seu amigo nunca fica com raiva, denuncie-o à polícia! Alguém que às vezes fica com raiva é um ser humano natural, não há por que se preocupar com isso. Mas a pessoa que nunca fica com raiva um dia, de repente, pulará no seu pescoço e estrangulará você! Ela fará isso como se estivesse possuída. 􀁋􀁊

Os assassinos têm dito ao longo das eras nos tribunais: "Cometi o crime, mas estava possuído."

Quem os estava possuindo? Seu próprio inconsciente, seu inconsciente reprimido, inexplorado. 􀁋􀁊


Osho em: "Faça o seu coração vibrar"
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário