quinta-feira, 21 de março de 2013

Rompendo o cárcere intelectual das pessoas rígidas



"Nós seres humanos, infelizmente não conseguimos agir com sabedoria. Parte dos nossos problemas surge porque reagimos antes de pensar. Nas situações mais tensas reagimos com impulsividade, e não com inteligência. Sentimos a obrigação de dar respostas imediatas diante das dificuldades que enfrentamos. Travamos nossa capacidade de pensar pela necessidade paranóica de produzir respostas socialmente adequadas, pois temos medo de passar por tolos ou omissos se não respondermos imediatamente e de acordo com as expectativas alheias.

Precisamos aprender a proteger nossas emoções quando formos ofendidos, agredidos, pressionados, coagidos ourejeitados. Caso contrário, a emoção sempre abortará a razão. A conseqüencia imediata dessa falta de defesa emocional é reagirmos irracional e unifocalmente, e não multifocalmente.

Precisamos abrir o leque das nossas mentes e pensar em diversas alternativas diante dos desafios da vida. Antes de dar qualquer resposta, honrar a capacidade de pensar e refletir com liberdade e consciência, para depois desferir as brilhantes idéias. Somente alguém que é livre por dentro não é escravo das respostas.

Quem gravita em torno dos problemas e não aprende a fazer uma parada introspectiva para pensar antes de reagir faz das pequenas barreiras obstáculos intransponíveis, das pequenas dificuldades problemas insolúveis, das decepções um mar de sofrimento. Por não exercitar a arte de pensar, tendemos a transformar uma barata num dinossauro. Estamos aprendendo na escola da vida a ser caminhantes nas trajetórias de nosso próprio ser."


O Mestre da Sensibilidade
Augusto Cury


Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário