terça-feira, 8 de março de 2011

● Ayurveda e as Ervas

Ayurveda

A Ayurveda classifica os seres humanos em três biotipos ou constituições de acordo com os cinco elementos: Vata (ar + espaço), Pitta (fogo + água) e Kapha (terra + água). Vata tem o corpo leve, frágil e frio.

Costumam ser rápidos, ansiosos e aéreos. Pitta tende a sentir bastante calor, tem a pele rosada e se irrita com facilidade. É o “pavio curto”. Kapha é caracterizado pela inércia e pelo peso no corpo, é frio e de constituição densa. São pessoas calmas e afetivas. Nossa constituição básica nunca muda, porém nossos hábitos podem intensificar algum dos cinco elementos e produzir um desequilíbrio que, a longo prazo, pode se transformar em algo mais sério.

O Sistema Ayurvedico de Saúde ensina como manter-se em harmonia com sua constituição. Saber quais os alimentos, aromas, pedras, exercícios, meditações e etc. reforçam ou atenuam seu biotipo pode ser de grande ajuda. As ervas e aromas são aliados poderosos na manutenção do equilíbrio. Você pode usá-los em banhos, óleos ou mesmo como chás. Mas é preciso saber como eles atuam. Os aromas e sabores doces e salgados são associados ao elemento terra, os picantes e ácidos, ao fogo e os amargos e adstringentes, ao ar.

Para nos sentirmos revigorados é necessário usarmos os aromas opostos ao do nosso elemento pois poderemos assimilar as qualidades que nos faltam. Vata (ar + espaço) necessita de peso, concentração e estabilidade. As ervas indicadas para eles são as de aroma doce, ácido e picante como manjericão, camomila, lavanda, alecrim e cravo-da-índia. Os chás de alecrim, anis, canela, gengibre e erva-doce são benéficos.

Os chás de tomilho, alecrim e a erva-doce ajudam a eliminar os gases que se formam com freqüência nos intestinos dos Vatas. Para Pitta (fogo + água) os aromas doces e frios como o sândalo, rosa, menta e jasmim são os mais indicados além dos chás de hortelã, hibisco (roselle) e dente-de-leão. Ao usá-los, as pessoas de Pitta se tornam mais controladas, serenas e sentem um agradável frescor no corpo. Para as irritações na pele que são comuns entre eles, a água-de-rosas misturada com água fresca dá uma ótima compressa ou banho.

A tendência à inércia e ao frio das pessoas de Kapha (terra + água) é amenizada por ervas quentes e estimulantes como eucalipto, cânfora, cedro, tangerina e flor-de-laranjeira (nérole). Podem ainda, usar os chás de canela, gengibre, manjericão e sálvia. A sálvia é especialmente indicada pois combate o excesso de mucosidade que costuma incomodar os Kapha. A melhor forma de preparar os chás é derramar água fervendo sobre as ervas. Deixe em infusão por dez minutos. É preferível tomá-los puros, mas se você desejar, use adoçantes naturais como o açúcar mascavo ou cristal orgânicos, se você for Vata ou Pitta. Já os Kaphas devem usar o mel. Experimente e comprove o efeito reanimador e harmonizante das ervas.




Fonte: http://carlalindolfo.wordpress.com
Imagem: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário