quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Depressão

A depressão é uma das palavras mais citadas quando não se consegue achar solução para os problemas de desânimo crônico e a somatização de doenças de difícil diagnóstico começa a ameaçar a saúde do ser humano.

Vivemos num mundo tão racional, onde os sentimentos das pessoas são pressionados de tal forma, que é mais fácil dizer que se está com depressão, mesmo que ninguém sa1ba o que dizer ou fazer com uma pessoa neste estado.

A metafísica nos dá a possibilidade de ver além do rótulo e das somatizações e, dentro dessa amplitude, enxerga a depressão como um sinal de que a pessoa está vivendo um momento de intensa insatisfação.

Chega um momento na nossa vida que não adianta mais nos escondermos de nós mesmos. A depressão vem em forma de tristeza, falta de motivação, cansaço e etc... Mas esses sinais são somente uma maneira de nossa alma gritar por socorro, já que não está mais sendo ouvida.

Passamos mais da metade de nossas vidas fazendo o que não gostamos, com pessoas ou em situações que não nos trazem crescimento algum. Arrastamos por anos crenças que nos fazem sofrer e simplesmente não mudamos por comodismo ou medo do novo.

A depressão nada mais é do que a pressão do nosso racional em cima de nossos desejos mais intensos. Nossa alma quer mudar, quer crescer e nosso racional diz não ou simplesmente nega esse chamado.

Quando deixamos de usar nossas habilidades e nosso poder criativo, nos tornamos impotentes perante as situações e entramos em depressão, pois não achamos saída e esperamos que os outros venham nos tirar da situação.

Pessoas que não acreditam em seu potencial tornam-se tristes, sem energia e incapazes de exercer seu livre-arbítrio. Na verdade, nem acreditam em livre-arbítrio, somente em destino.

Portanto, quando você se sentir deprimido pergunte à sua alma o que ela gostaria de mudar ou o que a deixaria feliz. Esse exercício requer coragem, pois saber o que queremos para nos deixar felizes, muitas vezes requer atitudes drásticas de mudanças e precisamos estar preparados para mudar e seguir em direçao a novos caminhos e novas experiências. Na maioria das vezes, estamos muito apegados a situações ruins, porém já conhecemos essas situações mas o novo nos assusta, nos traz inseguranças e incertezas.

Só existe uma forma de curar a depressão: voltar a ter desejos e ir em busca de realizá-los, utilizando todos os seus recursos e habilidades criativas que estão aí esperando. Lembre-se que a sua alma clama por evolução e quando a depressão se instala significa que você simplesmente abandonou o que existe de mais precioso no ser humano: o sonho.

A pessoa que não sonha, não tem metas, não tem desejos, vive como uma nau à deriva, sem rumo, sem utilidade e sem alegria.

Portanto, entre em contato com seus desejos e suas alegrias. Não deixe que sua vida seja igual todos os dias, pois a rotina corrói e emburrece as pessoas.

Existe uma frase de Fernando Pessoa que diz:

"Valeu a pena?

Tudo vale a pena, se a alma não é pequena".

Faça o seu viver valer a pena e torne sua alma cada vez maior e mais bonita. A sua saúde agradece!


Simone Arrojo Stum
Imagens: google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário