quarta-feira, 9 de julho de 2014

Amadurecer

Muitas pessoas enxergam na capacidade de cozinhar, lavar, passar e administrar uma casa sozinho, um sinal de amadurecimento. "Olha só, fulano está tendo que se virar por conta própria, está amadurecendo".

Não se pode negar que a independência é um importante passo quando se fala em maturidade, mas a última é, a meu ver, algo ainda muito maior, algo quase subjetivo.

Você sabe que está amadurecendo quando opta por dormir no sofá da sala para não incomodar sua mãe de madrugada com a luz do computador ligado e barulhos de porta batendo. Quando a preocupação com a saúde dela lhe torna chato e questionador.

Amadurecer é tornar-se um pouquinho mãe de sua mãe e pai de seu pai.

Você sabe que está amadurecendo quando não deixa uma nota ruim ou uma pessoa amarga acabar com a sua paz de espírito.

Amadurecer é também ter experimentado sofrimento suficientemente verdadeiro para nos fazer capaz de aumentar diariamente o seu limiar. É concluir que o otimismo pode até nem sempre ajudar, mas nunca há de atrapalhar.

Esqueça o banheiro limpo e o dia a dia impecavelmente organizado. De nada adianta ter uma casa brilhante e o sucesso profissional, se você não dá bom dia para o porteiro e economiza palavras com seu companheiro/a.

Amadurece aquele espera sua vez de falar, que genuinamente se coloca no lugar do outro, que não tem medo de aprender, mudar de opinião, errar e voltar atrás.

Amadurece, enfim, aquele que passa a viver de olhos e ouvidos bem abertos, que se permite sofrer e sensibilizar pelas experiências, esvaziar-se para ser capaz de ficar cheio novamente, e que, quando transborda, jamais deixa de tentar encher outros copos.


Por: Patrícia Pinheiro


Imagens: google.com


Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar meu texto!

    Adorei seu blog, Aninha! <3

    Beijos,

    Patrícia Pinheiro
    www.patriciapinheirotextos.com.br

    ResponderExcluir